Sistema Fiep e prefeitura de Curitiba firmam parceria para oferta de cursos itinerantes

Capacitações profissionais serão realizadas em unidades móveis do Senai, em diferentes bairros da capital

O prefeito Rafael Greca e o presidente Edson Campagnolo assinam o contrato (Foto: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep e a prefeitura de Curitiba assinaram, nesta quarta-feira (13), um contrato para a prestação de serviços de capacitação profissional dentro do programa Liceu de Ofícios e Inovação. Pela parceria, unidades móveis do Senai serão levadas, ao longo do ano, a diferentes Ruas da Cidadania para a oferta de cursos gratuitos nas áreas de panificação e confeitaria, corte e costura e manutenção de motocicletas.

“Esse é um serviço customizado do Senai, que facilita o acesso das pessoas, e isso se reflete em qualidade de vida. É uma iniciativa inteligente da prefeitura e nós, do Sistema Fiep, estamos felizes em participar desse programa”, afirmou o presidente da entidade, Edson Campagnolo. Na assinatura do contrato, ele esteve acompanhado pelo diretor regional do Senai, José Antonio Fares.

As aulas nas unidades móveis, que já começaram na última segunda-feira (11), no bairro Boqueirão, faz parte de uma estratégia do programa Liceus de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho para oferecer cursos itinerantes aos trabalhadores em condição de vulnerabilidade ou risco nas dez regionais da cidade.

“Temos que oferecer mais cursos como esses para a população. Ficamos muito orgulhosos de termos uma proposta como essa para atender as pessoas em toda a cidade”, disse o prefeito Rafael Greca. Ele ressaltou que a procura pelos cursos foi tão grande que as primeiras 60 vagas ofertadas foram preenchidas em dois dias.

As aulas acontecem em Unidades Móveis de Qualificação Profissional, carretas e contêineres adaptados pelo Senai, que funcionam como salas de aulas teóricas e práticas. Em dez meses, serão oferecidas 1.200 vagas iniciais, em 20 turmas pela manhã e à tarde, com até 20 alunos cada uma. De acordo com a demanda, há possibilidade de ampliar a oferta dessas vagas.

Após a passagem pelo Boqueirão, onde as aulas ocorrem atualmente, a unidade móvel seguirá para o Tatuquara (maio), Bairro Novo (junho), Pinheirinho (julho) e CIC (agosto). Nas demais regionais, as datas estão sendo definidas entre a FAS e seus parceiros, a Agência Curitiba/Vale do Pinhão e o Sistema Fiep/Senai.

As inscrições para os três cursos devem ser feitas pelo portal Aprendere. Todas as vagas dos cursos no Boqueirão estão ocupadas.

About Author