45% das empresas paranaenses já estão engajadas com práticas sustentáveis como a gestão de resíduos

O Sistema Fiep em parceria com o BRDE, Fomento Paraná e ABRH, vai realizar uma série de eventos gratuitos para debater a sustentabilidade como um fator competitivo para as empresas

O retrato da sustentabilidade nas indústrias paranaenses aponta que 45% das instituições estão atentas às questões relacionadas à gestão de resíduos – este é um índice apresentado pela última edição da Bússola da Sustentabilidade. Realizada pelo Sistema Fiep, esta pesquisa procura traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná, levantando dados por meio de um questionário online. A edição 2019 está disponível para respostas até o final de junho.

Para debater os aspectos que tornam as indústrias mais competitivas a partir da sustentabilidade, o Sistema Fiep, em parceria com BRDE, Fomento Paraná e ABRH, realizará uma série de eventos gratuitos pelo estado. O primeiro encontro está marcado para acontecer em São José dos Pinhais, no dia 28 de março. Neste dia, além do preenchimento da Bússola da Sustentabilidade, também serão tratadas ações de sustentabilidade, assim como fontes de financiamento e gestão de pessoas. Interessados devem se inscrever pelo e-mail elisa.moutinho@sistemafiep.org.br ou telefone (41) 98865-6719.

“Os eventos propõem a apresentação e discussão do fator competitivo das práticas sustentáveis. Os empresários e gestores vão conhecer ações estratégicas que podem ser feitas com base em princípios sustentáveis, em atenção aos novos interesses do consumidor e da sociedade”, comenta Sidarta Ruthes, coordenador de Projetos Inovadores do Observatório Sistema Fiep.

Sobre a Bússola da Sustentabilidade

Para traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná, o Sistema Fiep realiza a cada dois anos a Bússola da Sustentabilidade. O estudo consiste no levantamento de dados por meio de um questionário online, que mapeia as áreas da indústria em oito dimensões empresariais: planejamento e gestão de processos; gestão de pessoas; produção; cadeia de suprimentos e distribuição; consumidores; parcerias institucionais; meio ambiente e engajamento local.

A Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa pois, ao mesmo tempo em que participa da pesquisa com o preenchimento do formulário, o site também dá acesso infográficos, resumos e conteúdos relacionados ao tema. Ao fim do levantamento, o gestor recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade de sustentabilidade da sua companhia, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade da sua empresa.

O questionário e demais informações podem ser encontradas aqui: www.bussoladasustentabilidade.org.br/.

Serviço

Sustentabilidade Industrial
São José dos Pinhais

Quando: 28/03

Horário: 19h30 às 21h30

Onde: Faculdades da Indústria

Av. Rui Barbosa, 5881

Rio Negro

Quando: 03/04

Horário: 8h às 10h

Onde: Auditório Sesi

  1. Severo de Almeida, 954
São Mateus do Sul

Quando: 15/04

Horário: 18h30 às 20h30

Onde: Auditório Senai

  1. Maria Paulina Wolter, 2050
União da Vitória

Quando: 16/04

Horário: 18h30 às 20h30

Onde: Auditório Sesi

  1. Marechal Deodoro da Fonseca, 70
Inscrições:

elisa.moutinho@sistemafiep.org.br

(41) 98865-6719.

 

About Author