Coluna > Coluna semanal

Ginástica laboral online: produtividade para a indústria

Programa Movimente-se + foi desenvolvido para atender de forma abrangente a saúde do trabalhador

Dores na coluna, pescoço, ombros ou nos pulsos são alguns dos sintomas provenientes de má postura, esforço excessivo ou até mesmo o estresse. Em 2017, mais de 22 mil trabalhadores foram afastados das atividades laborais pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), com diagnóstico por Lesões por Esforço Repetitivo (L.E.R.) ou por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

A prevenção é a melhor forma de combater os afastamentos e, entre as ações possíveis, está a ginástica laboral. Quem pratica frequentemente uma atividade física pode diminuir em até 83% o risco de desenvolver lesões musculares, ósseas e problemas ortopédicos, como afirmam estudos do National Health Service (NHS).

Tecnologia econômica
As empresas e indústrias que querem implementar programas de segurança e saúde aos colaboradores podem encontrar ainda mais benefícios, funcionalidades e economia com o Movimente-se +, uma tecnologia inédita e inovadora do Sistema Fiep, realizada por meio do Sesi Cuide-se +.

O programa custa até 45% menos do que a tradicional ginástica laboral e oferece aulas com duração de até 15 minutos, sendo 75% delas realizadas de forma online e ao vivo para até quatro turmas ao mesmo tempo. Elas são transmitidas de um estúdio do Sesi no Paraná para todo o Estado e são ministradas por um professor em tempo real, havendo assim comunicação entre professor e alunos. Para complementar o método online, 25% das sessões são presenciais e acompanhadas por professores que vão até as empresas.

Gameficação em horários flexíveis
O Movimente-se + foi desenvolvido para atender de forma abrangente a saúde do trabalhador. Por intermédio de um aplicativo exclusivo desenvolvido pelo Sesi no Paraná, os trabalhadores podem criar equipes para uma competição saudável e gameficada, onde os desafios são: número de passos diários, hábitos alimentares, número de presenças da equipe nas aulas de ginastica laboral, atividades com a família, número de acessos ao AVA (Ambiente Virtual), entre outros. Além disso, os trabalhadores recebem dicas e conteúdos sobre saúde, de acordo com suas preferências, o que os motiva para levar estes hábitos para fora do ambiente de trabalho.

Agregado a tudo isso, o Movimente-se + ainda disponibiliza um jogo de videogame com reconhecimento de movimentos para que os trabalhadores possam se exercitar em horários flexíveis. Assim, cada trabalhador poderá realizar pequenas séries de alongamentos diários, complementares às suas aulas, e ainda competir com os colegas, já que é gerado um ranking de pontuações.

Empresas que já aderiram ao Movimente-se+ garantem que a possibilidade de gameficação contribui muito para a melhora do clima organizacional e também influencia mudanças de hábitos dos colaboradores, que passaram, por exemplo, a preferir as escadas ao invés dos elevadores. Esses hábitos resultam, também, em maior produtividade nas empresas.

Pontos centrais do Movimente-se +

  • Estímulo à prática frequente de exercícios físicos
  • Aumento do nível de saúde e bem-estar
  • Maior engajamento dos colaboradores
  • Monitoramento de indicadores individuais e por grupos
  • Gameficação
  • Facilidades na operação dentro da empresa
  • Otimização do tempo
  • Avaliações frequentes do programa

Para iniciar o Movimente-se +, o Sistema Fiep realiza:

  • Instalação dos softwares de game e de transmissão das aulas
  • As orientações para a utilização do AVA e do aplicativo
  • Acompanhamento dos resultados

Para saber mais sobre o inovador programa do Sesi no Paraná, acesse: www.sistemafiep.org.br/movimentesemais/

About Author