Estudantes do Sesi e Senai desenvolvem projetos de inovação com apoio do Sistema Fiep

Cinco produtos foram incubados e graduam-se no dia 05 de abril, na unidade Paula Gomes

Quem não possui alguma deficiência física não precisa considerar as especificidades da profissão e do ambiente de trabalho na hora da escolha profissional. Não é o caso de quem é deficiente visual, por exemplo, e que por isso, muitas vezes, opta pelas áreas administrativas. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de empregabilidade desse público, Maria Eduarda Pessoa da Silva e Vinicius Bail, alunos egressos do Senai de Guarapuava, desenvolveram o Blind Help, uma pulseira que é capaz de manter o deficiente visual dentro das áreas seguras de uma indústria por meio da identificação da presença de eletricidade.

Este é um dos projetos que será apresentado no encerramento do programa Impulsiona Sistema Fiep, que ocorrerá no dia 5 de abril, das 17 às 20 horas na unidade Paula Gomes, em Curitiba. “O Impulsiona foi criado com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo inovador na rede de educação do Sistema Fiep”, afirma Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep. “Os alunos são os protagonistas em todas as etapas que compõe o processo: mobilizar, experimentar, prototipar, impulsionar e incubar.”

Os novos empreendedores que estão se graduando são de quatro unidades do estado: CIC, em Curitiba, Londrina, Cianorte e Guarapuava. Durante o processo, eles contaram com o apoio de estrutura, laboratórios e mentoria de consultores de gestão da inovação. “Além de agregar novos conhecimentos e ideias para o projeto, conseguimos efetivamente aprimorar e prototipar nosso produto”, conta Maria Eduarda, do Blind Help.

No evento de graduação, cinco equipes apresentarão seus projetos e protótipos. Também haverá palestras com o empresário Heitor Côrtes Netto e com o sócio da startup Prevention, Guilherme Furlan. A entrada é gratuita e o público alvo são pessoas interessadas em gestão da inovação, incubadoras, investidores e empresas. Para participar, basta comparecer com antecedência no dia do evento.

Conheça todos os projetos:

Blind Help

Preocupados com a acessibilidade e a empregabilidade de deficientes visuais, Maria Eduarda Pessoa da Silva e Vinicius Bail, que foram alunos do Senai, em Guarapuava, desenvolveram uma pulseira que abre as possibilidades de trabalho para este público. A pulseira mantém o profissional com deficiência visual dentro das áreas de segurança em uma indústria, segundo parâmetros da NR-26.

CLA Filamentos

Um filamento para impressora 3D 100% biodegradável, produzido a partir de fontes renováveis e resíduos de agroindústria é o projeto de Kemily de Andrade Silva, Gabriel Marques da Silva e Laís Camargo. O grupo formado por alunos egressos do Senai de Londrina teve a oportunidade de realizar análises laboratoriais, além de aprender sobre gerenciamento experimental, análise e validação de mercado e desenvolvimento técnico voltado ao manuseio de equipamentos.

Moby Energy

Hugo Pizzini e Maicon de Souza Ramos, alunos egressos do Senai de Cianorte, desenvolveram um colete com placas solares e um sistema de recarregamento de celulares para motoboys.

Safe Meat

Impulsionadas pela fundação da Iniciação Científica do Colégio Sesi Curitiba, unidade CIC, Larissa Adams, Melissa Lopes Lunardi e Nicole Adams, desenvolveram os Biossensores Nanoestruturados para Verificação da Qualidade da Carne Bovina, que se fundamenta na produção de um filme polimérico feito a partir da proteína isolada da soja, incorporado a microesferas de antocianina, que objetiva que os consumidores sejam os próprios fiscalizadores de sua mercadoria.

DRO2NE

Preocupados com o efeito da poluição em grandes centros urbanos e polos industriais, Fabio Kosloski Junior, Gustavo Moreira da Cruz e Sandra Montanari, alunos egressos do Sesi e do Senai, unidade CIC, em Curitiba, pensaram em uma solução para monitorar o ar de forma rápida, segura e imediata. O projeto consiste na coleta de dados por meio de um drone, adaptado com sensores de gás e microcontroladores. Estes dados podem ser comparados com parâmetros desenvolvidos e aprovados por órgãos ambientais, para melhorar a qualidade de vida e do ar respirado.

Serviço

Graduação Impulsiona Fiep

Entrada gratuita

Quando: 05 de abril

Horário: 17 às 20 horas

Onde: Unidade Paula Gomes

About Author