Pesquisa mostra queda de 50% no afastamento de colaboradores por meio de ginástica laboral

A ginástica traz benefícios para os colaboradores e para as indústrias. O Sistema Fiep oferece programa online de exercícios.

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Fiep com dados e indicadores de 2016 e 2018 de uma empresa com aproximadamente 80 funcionários apontou uma queda significativa de 55,5% nos afastamentos do trabalho por motivos de problemas de saúde. Uma das grandes mudanças de hábitos que a empresa passou a adotar durante esse período foi a adesão de práticas de ginástica laboral. Aline Lima Pereira, coordenadora de Segurança e Saúde da Indústria do Sistema Fiep explica que, além de ajudar a prevenir doenças do trabalho, a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho  proporciona um ambiente mais saudável dentro da rotina, estimulando a criatividade, bom relacionamento entre e equipe e ainda a disposição para o trabalho. “Estimular que o trabalhador pratique a laboral proporciona a redução de dores, desconfortos e doenças, além de contribuir para um bom clima organizacional e para a produtividade dos  colaboradores”, analisa.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece uma solução inovadora e mais econômica para as indústrias: o Movimente-se +. O programa é feito de forma online e conta com quatro soluções de promoção da saúde: ginástica laboral com transmissão ao vivo e online, jogo de captura de movimentos, aplicativo de competição entre equipes com contagem de passos e portal com informações sobre bem-estar. “Os funcionários são impactados pelas  quatro frentes de atuação e percebem que não há diferença da aula online para presencial, uma vez que a transmissão é feita com professores em tempo real, que interagem com a turma, corrigem os movimentos e tornam o momento atrativo Outro diferencial é o jogo de captura de movimento, que faz dos intervalos momentos mais divertidos.”, comenta Aline. Além disso, 25% das aulas são realizadas também de forma presencial, para acompanhar a evolução da dos funcionários e da empresa como um todo.

Para as indústrias, é uma opção avançada e inovadora, com maior valor agregado. O custo é reduzido em até 45% comparado às aulas de ginástica laboral tradicionais, além de possuir mais ações em um único serviço. “O Sesi possui exclusividade desta solução que, por ser online, pode chegar às regiões difíceis”, aponta Aline.

Juliana Rodrigues é analista de pessoal, gente e gestão da MV Informática, em Cascavel. A empresa aderiu ao Movimente-se + no final de 2018 e os benefícios já são nítidos. “O que nos chamou a atenção foi o benefício de o programa ser parte online e parte presencial, além dos diferenciais de metodologia e gameficação dentro do aplicativo”, diz Juliana. “Nossos colaboradores trabalham com tecnologia, então o fato do Movimente-se + ser uma novidade e uma forma inovadora de praticar a ginástica laboral, teve uma boa aceitação por parte dos nossos funcionários”, conta.

Em Curitiba, o Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (IMAP) também aderiu ao programa, como conta a coordenadora do Recursos Humanos, Margarida Corrêa. “Nossos colaboradores passam o dia inteiro trabalhando com computadores e nos horários livres não tem o hábito de fazer exercícios físicos. Por isso, era uma vontade antiga do IMAP trazer a laboral para dentro dos escritórios”, explica. “Além de todos os benefícios do programa para a saúde, ainda temos o aplicativo do Movimente-se + que envia informações para nos sensibilizam sobre pequenas mudança de comportamento fora da nossa rotina do escritório, mas que podem fazer a diferença na nossa saúde, como por exemplo: usar mais as escadas ao invés dos elevadores”, conclui.

Cuide-se +

O Movimente-se + faz parte do Cuide-se +, programa do Sesi no Paraná, que busca levar hábitos saudáveis para o trabalhador da indústria por meio da prevenção e da educação em oito eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção do Câncer, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. O Cuide-se+ oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento mais específico para a sua realidade. Porque quando a indústria investe nas pessoas, estabelece uma relação de respeito e valorização, que resulta em engajamento. Uma parceria que faz com que o trabalhador perceba que seu papel é fundamental para o crescimento da indústria.

Mais informações no link: www.sesipr.org.br/cuide-se-mais

About Author