Sistema Fiep promove evento em parceira com Pacto Global sobre sustentabilidade

Empresas de diversos setores foram sensibilizadas com cases para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Práticas de sustentabilidade dentro da gestão de empresas foram o tema central do evento “Conexão ODS: os objetivos nas estratégias de negócios”, promovido pelo Sistema Fiep em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global. Representantes das duas instituições e de uma organização signatária, compartilharam suas experiências e compromissos de contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo resultados econômicos satisfatórios aos negócios, equidade social e respeito ao meio ambiente, destacando a importância do Pacto Global. Realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep, no dia 04 de abril, o evento reuniu gestores e colaboradores de diversas empresas. “Além de ser signatário do Pacto Global, o Sistema Fiep estimula que as indústrias sejam protagonistas e atuem fortemente em conjunto”, comenta José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e IEL no Paraná e Diretor Regional do Senai no Paraná.

Ricardo Siqueira Campos, Diretor de Sustentabilidade e Projetos Sociais da Fundação Dom Cabral, apresentou o case da empresa, que também é signatária desde 2003. “Nós, como escola de negócios, temos um papel fundamental e a missão de preparar os futuros líderes de grandes organizações, para uma gestão comprometida com ações responsáveis para tornar a sociedade um lugar cada vez mais sustentável”, explica.

O secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, também participou do evento para reforçar a atuação do Pacto Global na disseminação do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) junto com as instituições signatárias. “O Sistema Fiep e a Fundação Dom Cabral são nossos parceiros desde o início e sempre se envolveram ativamente na divulgação dos ODS”, conta Carlo. “É importante que os signatários pratiquem e incentivem que as demais instituições adotem também essas boas práticas. O Pacto Global é uma entidade baseada em dez princípios básicos para uma sociedade melhor. Então, juntos, cumpriremos os objetivos da Agenda 2030”, enfatiza, Carlo Pereira.

Luzia de Fátima Rosa, coordenadora de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Construtora Elevação, participou do evento como representante da empresa, que ainda não é signatária do Pacto Global, mas que já procura ter mais ações sustentáveis. “Reconhecemos que indústrias que não começarem a adotar a sustentabilidade como um pilar das estratégias de negócios, não sobreviverá no mercado”, conclui.

O Conexão ODS: os objetivos nas estratégias de negócios, passará nos próximos meses por mais três cidades do Paraná: Ponta Grossa, Londrina e Cascavel. Para se inscrever nos eventos, é só acessar sesipr.com.br.

Sobre o Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária das Nações Unidas que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Considerada a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, já são quase 13 mil empresas, em mais de 160 países, inclusive no Brasil, que apoiam a iniciativa – no Paraná, são 141 instituições signatárias.

About Author