Pesquisa aponta que 46% das indústrias do PR são conscientes e engajadas sobre práticas de inovação para sustentabilidade

O Sistema Fiep, em parceria com o BRDE, Fomento Paraná e ABRH, recebeu empresas para debater a sustentabilidade como um fator competitivo

A última edição da Bússola da Sustentabilidade apontou que 46% das indústrias paranaenses já são conscientes e estão engajadas em práticas de inovação para soluções sustentáveis. Esse dado reforça o crescente movimento das indústrias na busca por métodos de atuação ambientalmente responsáveis e transparentes para gerar uma diferenciação no mercado e, por consequência, melhorar a competitividade. Com o objetivo de traçar o retrato de sustentabilidade industrial paranaense, o Sistema Fiep realiza um levantamento a partir de questionário online. A próxima edição já está disponível  e as empresas poderão participar até o final de junho no site: www.bussoladasustentabilidade.org.br/.

Para discutir práticas sustentáveis dentro das indústrias do Paraná e estimular a adesão à Bússola da Sustentabilidade, o Campus da Indústria, recebeu na última terça-feira (23), o Roadshow “Sustentabilidade Industrial”. Representantes do Sistema Fiep, BRDE, Fomento Paraná e ABRH apresentaram soluções para aumentar a adoção de práticas sustentáveis dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte. “Procuramos desmistificar e tornar tangível o conceito de desenvolvimento sustentável dentro do ambiente empresarial”, explica Augusto Machado, pesquisador da Bússola da Sustentabilidade. Mauricy Kawano, gerente de sustentabilidade da Fiep, analisa que estas práticas são um importante diferencial competitivo. “As indústrias devem colocar a sustentabilidade no core business das indústrias, dando prioridade e guiando as demais ações”, afirma.

Trazendo dados importantes sobre os investimentos do BRDE, Sérgio Hekave, prospector de negócios da Gerência de Planejamento da instituição, ressaltou as grandes possibilidades de inovação nesta área. “Desde 2015, o BRDE já investiu mais de um bilhão de reais no financiamento de projetos com foco em sustentabilidade, principalmente no setor de energias limpas e renováveis. De todos os nossos incentivos, 83% estão relacionados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma.

O Roadshow “Sustentabilidade Industrial” também debateu as atitudes sustentáveis dentro da área de Recursos Humanos. Esta temática foi abordada por Andrea Gaute, vice-presidente da ABRH-PR. “Hoje, as empresas já vêm a importância de um crescimento sustentável. Para que as práticas e metas sejam atingidas, os líderes e gestores têm um papel essencial na disseminação desses conceitos”, aponta. Além destes, estavam presentes Oscar Roberto Burzynski, coordenador de atendimento ao cliente da Fomento Paraná e Rosane Fontoura, coordenadora do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

A Nutfree Alimentos Saudáveis foi uma das empresas ouvintes e também uma das participantes desta edição da Bússola da Sustentabilidade. “As questões sustentáveis estão muito ligadas ao nosso propósito de empresa, por isso procuramos proporcionar um ambiente de trabalho saudável, com uma produção sustentável e ética. Agora, em parceria com o Sistema Fiep, vamos encontrar os caminhos ideais para crescermos de forma saudável sem deixar de pensar no meio ambiente e no bem-estar das pessoas”, comenta Débora Trinkaus, sócia-proprietária da marca.

O evento passará no mês de maio por Maringá, Umuarama e Paranavaí. Interessados devem se inscrever pelo e-mail elisa.moutinho@sistemafiep.org.br ou telefone (41) 98865-6719.

Sobre a Bússola da Sustentabilidade

Para traçar o perfil sustentável das indústrias do Paraná, o Sistema Fiep realiza a cada dois anos a Bússola da Sustentabilidade. O estudo consiste no levantamento de dados por meio de um questionário online. Quando o gestor da empresa termina de responder as questões, recebe, de forma gratuita e imediata, o grau de maturidade de sustentabilidade da sua companhia, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade da sua empresa.

Para mais informações, acesse: www.bussoladasustentabilidade.org.br

About Author