Sistema Fiep abre Semana da Indústria em Francisco Beltrão

Centenas de pessoas passaram pela estrutura montada no Parque de Exposições, em que Unidades Móveis da entidade ofertam cursos de capacitação e atendimentos de saúde

Abertura da programação contou com a presença do presidente do Sistema Fiep e autoridades locais (Fotos: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep abriu, nesta segunda-feira (29), em Francisco Beltrão, a programação da Semana da Indústria na região Oeste. Até a próxima sexta (3), Unidades Móveis do Senai e do Sesi ofertam à comunidade cursos de capacitação profissional, atendimentos na área de saúde e atividades culturais, mostrando a dimensão do trabalho da entidade. No primeiro dia, centenas de pessoas já passaram pela estrutura montada no Parque de Exposições. A ação faz parte do Mês da Indústria, que até o início de junho levará as atividades a todas as regiões do Estado.

Confira galeria de fotos

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou, na abertura da programação, que o objetivo é justamente aproximar a população dos serviços prestados pela entidade. “Mais do que fazer uma festividade para marcar as comemorações pelo Dia Nacional da Indústria (25 de maio), este ano decidimos vir ao encontro das pessoas com nossas Unidades Móveis”, afirmou. “Vamos percorrer todo o Paraná nas próximas seis semanas, numa grande ação em que quem se beneficia são as pessoas, os jovens que estão fazendo os cursos do Senai e a população que está passando pelos atendimentos do Sesi”, acrescentou.

Os cursos de capacitação que estão sendo ofertados em Francisco Beltrão são: Revisão e Manutenção Automotiva, Introdução à Injeção Eletrônica de Motocicletas, Confecção de Camiseta e Calça em Malha e Aproveitamento Integral dos Alimentos. A Unidade Móvel do Cuide-se +, eixo de Prevenção do Câncer, realiza exames como de pele, mamografia, Papanicolau e Próstata. Ainda será possível realizar exames como acuidade visual e audiometria, além do clínico odontológico e receber orientação de higiene bucal. Para fechar o evento, nos últimos dias haverá contação de histórias e shows com Diego Guerro e o grupo Viola Quebrada na recém-inaugurada unidade móvel de Cultura. Os cursos e atendimentos acontecem até sexta-feira, sempre das 13h30 às 22h30.

Reconhecimento público

Para o vice-presidente da Fiep, Roberto Pecoits, empresário da Gralha Azul Avícola, de Francisco Beltrão, a iniciativa serve principalmente para tornar os serviços da entidade mais conhecidos. “O Sistema Fiep, no que tem de melhor em termos de educação profissional e atendimentos de saúde, será mais reconhecido pela população”, disse. “É muito gratificante a gente ver e sentir tudo isso. O Brasil carece de mão de obra qualificada e o caminho para reverter isso é por meio do Sesi e do Senai”, completou.

Durante a solenidade de abertura, quem também destacou os benefícios da atuação das Unidades Móveis do Sistema Fiep foi o empresário Edgar Behne. Ele fez questão de relatar que a unidade do Cuide-se + já esteve em sua empresa, a Marel Indústria de Móveis, realizando exames preventivos em seus colaboradores. “Lá, foram detectados três casos de câncer. Hoje, num dos mais graves, uma de nossas funcionárias já está praticamente curada. É um pequeno exemplo, mas que justifica todo esse investimento feito pelo Sistema Fiep”, declarou.

Quem também destacou a importância da atuação do Sistema Fiep foi o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, Inácio Pereira. “Temos reforçado veementemente a necessidade de qualificação profissional em nosso município e, nesse processo, todo o Sistema Fiep pode contribuir muito”, afirmou.

Para mais informações sobre a programação, acesse sistemafiep.com.br/mesdaindustria.

About Author