Sistema Fiep renova cooperação com a região de Baden-Württemberg

Acordos assinados nesta segunda-feira (27) reforçam laços mantidos há mais de 30 anos entre a entidade e o estado alemão, com o objetivo de intercâmbio tecnológico, promoção de negócios e geração de energias renováveis

O presidente Edson Campagnolo e a secretária Katrin Schütz assinaram o termo que renova a cooperação entre o Sistema Fiep e a região alemã

O Sistema Fiep assinou, nesta segunda-feira (27), três acordos de cooperação com instituições de Baden-Württemberg, na Alemanha. Um deles, firmado com o Ministério da Economia do estado alemão, renova os laços que a entidade já mantém com a região há mais de 30 anos, com o objetivo de incrementar o intercâmbio tecnológico e a aproximação para negócios entre empresas do Paraná e do país europeu. Os outros dois convênios têm como foco principal a geração de energias renováveis.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que os acordos estão focados no aumento da competitividade da indústria paranaense. “Os convênios possibilitam um trabalho conjunto para transferência de tecnologia, inovação, geração de conhecimento, realização de visitas técnicas bilaterais em diversos segmentos e também na geração e utilização de energias limpas e renováveis”, explicou. “Sem dúvida alguma, essa cooperação continuará rendendo bons frutos para o Sistema Fiep e, principalmente, para o setor industrial do Paraná”, completou.

Baden-Württemberg é um dos estados mais industrializados e avançados do país na produção e pesquisa para o desenvolvimento industrial. Na região ficam as sedes de empresas como Mercedes Benz, Porsche e Bosch, entre tantas outras, além de importantes centros de pesquisa, como o Instituto Fraunhofer. A secretária de Estado do Ministério da Economia de Baden-Württemberg, Katrin Schütz, também destacou a importância dos acordos de cooperação. “Temos muitos tópicos ainda à nossa frente em que podemos intensificar essa cooperação. Fico muito contente por esse encontro, esperando que ainda tenhamos muitas ocasiões de nos encontrar de novo, e seria um prazer para mim conhecer pessoalmente o estado do Paraná”, declarou.

Além de renovar a cooperação com o Ministério da Economia, o Sistema Fiep firmou acordos com outras duas instituições da região alemã. O primeiro, com o Solar Cluster de Baden-Württemberg, com a finalidade de abrir canais de comunicação e transferência de tecnologias entre empresas paranaenses e alemãs ligadas ao setor de energia e também com os Institutos do Senai de Tecnologia e Inovação. A ênfase desse convênio está, especialmente, na geração de energia fotovoltaica. O último termo de cooperação foi assinado com a Universidade de Hohemheim. O objetivo é estimular e fortalecer a produção e utilização de biometano na matriz energética das indústrias paranaenses.

About Author