Rumo e Senai assinam projeto de cooperação técnico-científica para projetos voltados à indústria ferroviária

A Rumo Malha Norte S/A e o Senai Paraná assinaram, na quinta-feira (06), um Termo de Cooperação Técnico-científica para soluções tecnológicas para o setor ferroviário, a serem realizadas no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas (ISI-EE), em Maringá. O ISI-EE deve inaugurar as estruturas no próximo semestre.

Pela parceria, com duração estimada de 12 meses, será possível trabalhar projetos de inovação voltados a soluções tecnológicas para o setor ferroviário.  A proposta é atrair indústrias dessa cadeia produtiva, mas empresas de outros setores também podem participar.

Para o presidente do Sistema Fiep Edson Campagnolo, a parceria é uma oportunidade única de troca de experiências entre o Sistema Fiep, por meio do Senai, e uma empresa de referência no setor ferroviário. “Infraestrutura é um dos gargalos da indústria e trabalhamos exaustivamente esse tema com várias ações. A Rumo também está nesse caminho e juntos podemos melhorar o ambiente para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.  Segundo Campagnolo, essa fase em que o Senai está investindo fortemente em tecnologia e inovação é propícia para a cooperação com a Rumo.

Roberto Rúbio Potzmann, diretor de Tecnologia da Rumo, diz que a parceria com o Senai representa uma oportunidade única. “O Senai tem a capacidade de manter nosso pessoal sempre sincronizado com a mais moderna tecnologia e nos ajudar a buscar a solução de problemas que hoje atingem, não somente a nossa indústria, mas o setor ferroviário como um todo. É um grande projeto junto com o Sistema Fiep e acredito ser o primeiro de muitos que ainda faremos juntos”, aponta.

A concessionária contará com um laboratório exclusivo no Instituto. O local será utilizado para o desenvolvimento de vagões mais leves, técnicas inovadoras em obras civis ferroviárias, projeção dinâmica de traçados, homologação e rating de fornecedores, transferência de tecnologia para o desenvolvimento de fornecedores locais, entre outros.       

Sobre o ISI-EE
Com as obras em fase final de conclusão, o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas está localizado em um terreno de 9 mil m², com fácil acesso ao centro de Maringá. O investimento total será de R$ 44,5 milhões destinados ao mobiliário, aos equipamentos e à construção de uma área de 3.800 m² para oferecer soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em edificações, máquinas, transportes, plataformas de petróleo, torres de transmissão, entre outras áreas.

O Instituto vai oferecer soluções tecnológicas que podem ser aplicadas em edificações, máquinas, transportes, plataformas de petróleo, torres de transmissão, entre outras áreas. Além de serviços de simulação computacional de estruturas, o Instituto já possui três projetos de inovação em andamento nas áreas de manufatura aditiva construção civil, vibração e visão computacional, e placas de concreto pré-moldado. Quando estiver operando plenamente, ofertará soluções em: Simulação Computacional; Materiais Estruturais; Desempenho Mecânico; e Estruturas Inteligentes, sendo, Materiais & Estruturas os principais eixos de inovação e simulação computacional, e, Desempenho Mecânico, o principal eixo de serviços.

Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. Sua base de ativos inclui uma rede ferroviária formada por quatro concessões que totalizam mais de 12 mil km de linhas férreas, 1.000 locomotivas e 26.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento.

About Author