Senai oferta vagas para cursos técnicos semipresenciais em todo o Paraná

Entre as opções disponíveis está o curso Tech IT, com foco na indústria 4.0. Aulas começam a partir de junho

Aos 56 anos, José de Souza Leal Neto está buscando recolocação no mercado de trabalho. O militar aposentado do Exército quer melhorar seu perfil de competências e, num futuro próximo, empreender, desenvolvendo aplicativos inovadores. Para isso, José sabe que estudar e aperfeiçoar o conhecimento é fundamental. Ele é um dos alunos do curso Desenvolvimento de Sistemas (Tech IT), do Senai no Paraná. “Estou surpreso com o curso, pois tenho aprendido muita coisa que me ajuda não apenas na vida profissional, mas pessoal também”, afirma.

O Tech IT é um curso técnico com foco em novas tecnologias e indústria 4.0 e está sendo ofertado nas unidades do Senai localizadas em Curitiba, no Campus da Indústria. Além disso, tem módulos em português e inglês. De acordo com Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, o ensino bilíngue no curso técnico tem como objetivo atender uma demanda da indústria 4.0, que prevê um maior envolvimento no desenvolvimento de softwares e tecnologia. “O profissional do Tech IT será um desenvolvedor de soluções tecnológicas, que além de ter competências profissionais e soft skills desenvolvidas para sua formação, terá formação em internet das coisas, big data, cibersegurança, liderança, colaboração e criatividade”, explica.

Um estudo feito pelo Senai mostra que entre 2017 e 2020 a Tecnologia da Informação e Comunicação precisará de, aproximadamente, 14.621 técnicos da área no Paraná. Aberto para todas as idades, as matrículas para a próxima turma vão até o dia 10 de junho. O jovem Adilson José da Silva Junior, de 18 anos, está buscando encontrar o primeiro e emprego e é um dos alunos da capacitação. “O curso tem superado minhas expectativas. É muito interessante, pois além de aprender sobre sistemas, estou aprimorando meu inglês. Outro ponto importante é que o curso deixa os jovens atentos e prontos para as próximas mudanças que indústria passar, além de nos qualificar para a Indústria 4.0”, comenta.

Além do Tech It, o Senai no Paraná está com vagas abertas para outros cursos técnicos semipresenciais em todo o estado. A modalidade, que tem 80% das aulas a distância e 20% presenciais realizadas nos laboratórios do Senai, tem mensalidades bastante atrativas (a partir de R$ 226). As aulas começam a partir de junho, dependendo do curso escolhido, e as matrículas podem ser realizadas até o início das aulas. Para se inscrever, basta comparecer a unidade do Senai em que os cursos estão sendo oferecidos. Para mais informações, acesse www.cursocertosenai.com.br.

Outras opções de cursos semipresenciais disponíveis são o técnico em Edificações, nas unidades Campus da Indústria, em Curitiba, e Maringá; além de Eletromecânica, nas unidades CIC, em Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Confira a agenda de abertura de matrículas de cada curso abaixo:

10 de junho (segunda-feira)

Técnico em Edificações – Unidades Campus da Indústria, em Curitiba e Maringá

Técnico em Eletromecânica – Unidades CIC, em Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais

Tech IT – Unidade Campus da Indústria, em Curitiba

24 de junho (segunda-feira)

Técnico em Mecânica – Unidades Araucária, Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e CIC, em Curitiba

8 de julho

Técnico em Alimentos – Unidade Londrina

Técnico Manutenção Automotiva – Unidades Cascavel, Londrina e Boqueirão

15 de julho

Técnico em Edificações – Unidades Campus da Indústria, em Curitiba e Maringá

22 de julho

Técnico em Automação Industrial – Unidades Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama

Técnico em Eletrotécnica – Unidade Ponta Grossa

Técnico em Mecatrônica – Unidade CIC, em Curitiba

About Author