Empresas rumo à Jornada Digital

Segunda edição da Jornada Digital do Sistema Fiep acontece nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria, em Curitiba

A conectividade dos últimos anos mudou não só o perfil do consumidor, mas a demanda dos clientes, exigindo respostas rápidas das empresas, tornando seus produtos e serviços mais inteligentes, competitivos e valiosos. Quando uma indústria usa tecnologias digitais para melhorar sua performance, aumentar sua produtividade, dar agilidade às suas respostas, aumentar o alcance de sua marca, atender melhor ou ganhar novos clientes, é possível dizer que ela passou ou está passando por uma transformação digital, conceito diretamente relacionado ao papel da tecnologia na estrutura da organização.

De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 do que aquelas que necessitam de média ou baixa tecnologia. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em uma década a Indústria 4.0 deve atingir mais de 20% das empresas brasileiras.

Estratégias e soluções
O termo é uma referência à quarta revolução industrial, em que os sistemas são utilizados para tornar os processos mais eficientes, autônomos e conectados a toda cadeia de valor.  E se por um lado nem toda empresa terá um papel de liderança em um ecossistema de negócios digital, certamente todas precisarão de uma estratégia digital, já que o uso inteligente de dados por meio da internet das coisas, big data e inteligência artificial muda o processo produtivo, gera novos negócios e transforma o mercado de trabalho.

Apresentar essas estratégias e soluções com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde e segurança, educação e produtividade serão o foco da 2ª edição da Jornada Digital do Sistema Fiep, que acontece nos dias 16 e 17 de julho no Campus da Indústria, em Curitiba.

Programação
Palestras, experimentações, exposições e cases que já se consolidaram como negócio, incluindo seu ciclo de desenvolvimento – da concepção até a concretização –; os fatores de risco e oportunidades da nova economia digital; novos modelos de negócio; além da realidade nacional x tendências mundiais estão na programação do evento.

A presença de empresas como Adobe, Beetools, Cisco, Festo, Gartner, Huawei, IBM e SKA, também já está confirmada. Além disso, haverá rodada de negócios, para que empresas possam mapear a rede de fornecedores e parceiros locais para acelerar sua jornada digital.

Competitividade
A transformação digital já é realidade em todos os setores com sistemas que trocam dados em tempo real, fábricas mais inteligentes e tomadas de decisões rápidas e certeiras. Para o Sistema Fiep, conhecer as realidades nacional e internacional de mercado, além do que está por vir, é relevante para traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo para garantir a competitividade dos negócios.

As inscrições para a Jornada Digital são gratuitas e podem ser feitas pelo site: sistemafiep.com.br/jornadadigital

About Author