Unidade Móvel de Educação Senai leva aperfeiçoamento profissional para 46 cidades do Estado

Projeto Carretas do Conhecimento, em parceria com a Volkswagen e o governo estadual, começa no dia 8 de julho e vai até janeiro de 2020. A previsão é qualificar mais de 2 mil paranaenses

Autoridades com alunos de uma das turmas do projeto, durante o lançamento no Palácio Iguaçu (Foto: Gelson Bampi)

Foi lançado nesta quinta-feira (4), em Curitiba, o projeto Carretas do Conhecimento. Resultado de uma parceria entre a Volkswagen, a Fundação Volkswagen e o governo do Estado, a iniciativa terá a prestação de serviços das unidades móveis do Sistema Fiep para levar cursos de aprimoramento profissional a 46 municípios do Paraná.

“Este é um dia especial para o Sistema Fiep”, afirmou o presidente da entidade, Edson Campagnolo, durante a solenidade de lançamento, no Palácio Iguaçu. “O governo estadual sabe da importância de termos pessoas qualificadas, que possam levar para suas mesas o alimento para suas famílias. E é muito bom saber que, mais do que a planta industrial da Volkswagen, o Paraná tem o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Estado”, completou.

Também participaram do evento, entre outras autoridades, o presidente da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. Todos destacaram a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento do Paraná e afirmaram que o projeto trará benefícios para toda a sociedade. “Esse projeto vai levar as carretas aos municípios para que as pessoas possam se qualificar e conseguir seu emprego, e o melhor programa social que pode ser oferecido ao cidadão é possibilitar um emprego. Não tenho dúvida de que o projeto vai ser referência para o Brasil”, disse o governador.

Sobre o projeto
Seja pela falta de tempo ou de acesso, muitos brasileiros não conseguem fazer um curso de qualificação profissional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20,8% dos brasileiros gostariam de fazer um curso que não existe na cidade em que moram e 31,4% não fazem um curso técnico por não conseguir conciliar o estudo com trabalho. Pensando em superar esses empecilhos e utilizando a estrutura de oito Unidades Móveis de Educação do Senai, a partir de 08 de julho, oito passarão por 46 cidades do Paraná levando educação profissional de qualidade para mais de 2 mil pessoas.

No projeto Carretas do Conhecimento, o Senai no Paraná prestará o serviço das Unidades Móveis para a Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado. “As unidades são estruturas móveis em carretas, como escolas, que podem circular por todo o Estado, criando um ambiente de ensino flexível, voltado para atender a demanda de diversas regiões e de pessoas que buscam, além de aprimoramento profissional, ampliar as oportunidades de conhecimento, empregabilidade e geração de renda”, explica Jose Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai.

O bairro Uberaba, em Curitiba, será o primeiro a receber o projeto, no dia 08 de julho. Cada Unidade Móvel permanecerá um mês em cada município. Os interessados em se qualificar poderão escolher diversas opções de cursos de aperfeiçoamento como panificação básica, corte e costura industrial, eletricidade predial, mecânica de automóveis e eletricidade automotiva. Também será possível optar por estudar no período da manhã, tarde ou noite. As Escolas Móveis rodarão o Paraná até o dia 31 de janeiro de 2020. Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com a Prefeitura da cidade onde o Projeto estará. Confira a programação completa aqui: https://bit.ly/2L5p9cP .

 

About Author