Coluna > Coluna semanal

Inovar no ensino superior é promover a competitividade nas indústrias

Sistema Fiep, por meio das Faculdades da Indústria, oferece cursos de graduação, pós e extensão focados em abordagens práticas, desenvolvimento de novas tecnologias e indústria 4.0

A capacidade de propor soluções mais eficazes para os desafios vividos no ambiente de trabalho está entre os principais determinantes da competitividade nas empresas. Equipes mais qualificadas, compostas por profissionais com elevada escolaridade e formação contínua, têm uma importante contribuição para o aumento na eficiência dos setores produtivos.

A educação superior tem papel fundamental na carreira de egressos do Sistema Fiep. Uma pesquisa encomendada à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e executada pela Paraná Pesquisas aponta que 56% dos graduados disseram estar muito satisfeitos com sua atual situação profissional.

A alta taxa de empregabilidade e satisfação profissional são resultado de uma proposta de ensino superior inovadora promovida pelo Sistema Fiep por meio das Faculdades da Indústria. Os cursos de graduação, pós e extensão são focados em abordagens práticas, desenvolvimento de novas tecnologias e indústria 4.0, mas também visam desenvolver no aluno as competências essenciais para atuar em ambientes altamente complexos e dinâmicos.

Além de ter acesso à estrutura dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação, reconhecidos pela pesquisa e desenvolvimento de soluções para a indústria, os alunos contam com professores atuantes no mercado, que trazem suas experiências profissionais para a sala de aula. As Faculdades da Indústria também possuem parcerias internacionais com instituições renomadas, que contribuem para a troca de conhecimentos e possibilitam que o aluno tenha contato com o que há de mais avançado no mundo, no que se refere à pesquisa e desenvolvimento.

Graduação
Em 2019, as Faculdades da Indústria ampliaram a oferta de cursos de graduação presenciais com o objetivo de preparar profissionais para as transformações do mercado. Atualmente, são 26 opções de cursos nas modalidades de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, oferecidos nas unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina.

Para contribuir com a formação de engenheiros e tecnólogos industriais, profissões consideradas estratégicas para o desenvolvimento das indústrias, são disponibilizados cinco cursos na área de engenharia e seis novos cursos que formam tecnólogos em áreas como Sistemas Embarcados, Biotecnologia e Gestão da Produção Industrial. Outra novidade para este ano é o lançamento das novas licenciaturas, que formam profissionais com competências para promover diálogos interdisciplinares e interculturais. As inscrições para o vestibular de inverno seguem abertas até 23 de agosto e podem ser feitas aqui: www.faculdadesdaindustria.com.br/vestibular

Pós-graduação
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas buscam profissionais bem informados e que estão sempre se atualizando. Com metodologias focadas em soluções práticas, as Faculdades da Indústria ofertam diversas opções de cursos de pós-graduação, como Data Science para IoT, Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos e Gerenciamento de Projetos.

Para aqueles que buscam uma especialização mais personalizada, a recém lançada Pós Unique destaca-se pela estrutura curricular 100% flexível, modelo que permite ao aluno escolher a própria jornada de aprendizado de acordo com suas necessidades e interesses. A fim de promover uma formação integral, os cursos são estruturados em quatro grandes áreas do conhecimento, que envolvem habilidades para inovação, além de habilidades técnicas, relacionais e estratégicas. As especializações são semipresenciais e abrangem as áreas de Gestão da Inovação, Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança para Transformação Digital 4.0, entre outras.

Para saber mais sobre as vantagens da Pós Unique, acesse: www.faculdadesdaindustria.com.br/posunique  

About Author