Aluna do Senai transforma seu TCC em empresa de sucesso

A loja Minas Uai localiza-se no Boqueirão e o carro chefe são os pães de queijo recheados

Pão de queijo fresquinho, queijo da canastra direto da fazenda, goiabada caseira bem-feita, além do café passado na hora. Estes são só alguns quitutes que podem ser encontrados na loja Minas Uai, localizada no Boqueirão, em Curitiba. Com menos de um mês do estabelecimento funcionando, Maria Aparecida de Souza Menezes, de 19 anos, conseguiu conquistar os moradores da região. A jovem formou-se no curso técnico de Administração no Senai no Paraná. “O Sistema Fiep foi fundamental na minha formação”, comenta Maria.

A empresa Minas Uai surgiu em 2018, no Mundo Senai. O evento, que aconteceu em 2018, reuniu estudantes de todos os cursos e o público geral para palestras, workshops, cursos gratuitos e oficinas.  A estudante apresentou seu TCC, que consistia em abrir sua própria empresa. Em apenas 4 horas de evento, vendeu todos os pães de queijo que havia levado. Foi aí que surgiu a ideia de tirar o projeto do papel. “No Mundo Senai percebemos que a ideia de uma empresa que vendesse produtos mineiros tradicionais poderia dar certo. Decidimos montar uma empresa familiar e eu entrei com o projeto e meus conhecimentos técnicos do curso de administração. A minha família entrou com o investimento”, explica.

A família patenteou a receita do pão de queijo e, quando começou a procurar fornecedores locais, percebeu que poderia trazer outros produtos de Minas Gerais. Então, o pai e a mãe de Maria viajaram o estado selecionando os melhores doces, cachaças e queijos. “Além de produtos mineiros exclusivos, oferecemos degustações e um bom atendimento acompanhado de prosa mineira”, conta Maria.

De acordo com Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep, o curso técnico forma profissionais que o mercado procura e valoriza, através de um ensino inovador e empreendedor. “No Senai os estudantes aprendem praticando em laboratórios que simulam a indústria, aprimoram o conhecimento e desenvolvem novas habilidades. Desta forma, após formados, podem ingressar no mercado de trabalho ou investir na sua própria marca”, comenta. As matrículas para os cursos técnicos presenciais e semipresenciais para o segundo semestre deste ano estão abertas e podem ser feitas na unidade do Senai mais próxima. Para mais informações, acesse http://www.senaipr.com.br/cursocerto/ ou entre em contato por telefone 0800 648 0088.

About Author