Arapongas recebe Casa da Indústria

Espaço foi inaugurado nesta sexta-feira e vai abrigar quatro sindicatos industriais

O Sistema Fiep inaugurou, nesta sexta (2/8), a 12ª Casa da Indústria. É em Arapongas, no Norte do Paraná. A unidade vai abrigar os sindicatos das indústrias de Móveis (Sima); de Cacau, Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos e Conservas (Sincabima); de Produtos Avícolas (Sindiavipar); e de Eletricidade, Gás, Água, Obras e Serviços (Sineltepar).

Confira mais fotos na galeria

Crédito da foto: Gelson Bampi

A Casa da Indústria é um espaço compartilhado que funciona no modelo de condomínio sindical, viabilizando a utilização por vários sindicatos de estruturas como escritório, salas de reuniões e videoconferência, auditórios. “As Casas da Indústria estão cumprindo com sua finalidade, que é trabalhar de forma integrada, para oferecer estrutura, soluções e serviços de qualidade para os sindicatos. Aqui nesta unidade regional temos uma base muito forte da cadeia produtiva paranaense, do setor de alimentos e de móveis, e daqui eles ficam conectados com as outras 11 casas da indústria espalhadas pelo estado. Assim podem promover ações de convergência e de sustentabilidade com mais vigor daqui para frente”, destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

De acordo com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, as novas instalações vão facilitar o acesso aos sindicatos. “O fato de ter um espaço compartilhado para a atuação dos sindicatos beneficia não só os associados, mas todas as pessoas que precisam contar com os serviços oferecidos não só aqui na cidade, mas em toda a região. Facilita o deslocamento e agrega todos os serviços juntos numa única estrutura para a população. Sindicatos estão se reinventando e estando mais próximos e acessíveis mostra que estão no caminho certo”, afirmou.

O objetivo é estimular a representatividade dos sindicatos e de suas categorias econômicas, propiciar o fortalecimento das indústrias da região, fomentar o associativismo e o crescimento da indústria local, sendo um fórum de defesa de interesses. Entre os serviços oferecidos estão: cursos e capacitações, soluções para o atendimento às necessidades dos sindicatos e comunidade industrial, informações que possibilitam o desenvolvimento de negócios e fomento à criação de parcerias.

Durante o evento de inauguração, o industrial Irineu Munhoz, presidente do Sima, destacou a união entre os sindicatos. “A Casa da Indústria marca o início de uma nova era para a indústria de Arapongas. O município é conhecido no Brasil e no mundo pela indústria moveleira. É o município que mais produz móveis no Brasil, mas tem também indústria forte em outros setores. A Casa da Indústria vai trazer todas as indústrias para compartilharem este espaço”, comentou.

“A Casa da Indústria é mais um legado da gestão de Edson Campagnolo à frente da Fiep”, avaliou o empresário Rommel Barion, presidente do Sincabima, um dos sindicatos representados na Casa da Indústria de Arapongas.

Industrial da cidade, a proprietária da Prodasa Indústria de Alimentos, Maria de Fátima Fernandes Cassitas, disse que a descentralização dos sindicatos, da capital para o interior, traz muitos benefícios ao setor. “É muito importante para nós termos acesso facilitado a informações, reuniões, treinamentos e cursos  mais perto da empresa. Isso vai fortalecer todo o segmento e consolida as expectativas que tínhamos em relação à atuação da Fiep na nossa região”, comentou.

Entre os projetos desenvolvidos ou operacionalizados pelo Sistema Fiep, que podem ser acessados pelos industriais nas Casas da Indústria, destacam-se: Programa de Melhoria da Competitividade Industrial, acesso a linhas de crédito, e à certificação digital com preços mais acessíveis.

A Casa da Indústria de Arapongas vai se integrar às já existentes, que estão localizadas em Maringá, Londrina, Apucarana, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato

Branco, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, Rio Negro e Curitiba. O endereço é Praça Dr. Júlio Junqueira, 88. 13. º andar. Centro.

Quadra de esportes

Créditos: Gelson Bampi

 Além da Casa da Indústria, está sendo inaugurada também, em Arapongas, a quadra de esportes do Colégio Sesi. O Colégio atende 130 alunos do ensino médio que usarão a quadra para as aulas de educação física e a práticas de atividades esportivas.  A inauguração da quadra será às 15 horas.

Confira mais fotos na galeria

Serviço

Inauguração Casa da Indústria de Arapongas

 Data: 02 de agosto (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Endereço: Praça Dr. Júlio Junqueira, 88 – 13º andar – Centro.

Telefones: (43) 3172-1278 – Fax (43) 3172-1279.

About Author