Os 75 anos da Fiep e o apoio à competitividade

Entidade comemora aniversário com homenagens e entrega de uma nova estrutura

Fruto do idealismo de empresários que perceberam a importância da união para fortalecer o setor industrial paranaense, nascia em 18 de agosto de 1944 a Federação das Indústrias do Paraná. Nesses 75 anos, a Fiep cumpriu plenamente a missão para a qual foi criada, contribuindo para que o Estado passasse por uma verdadeira transformação econômica, abrigando atualmente o quarto principal parque industrial do país.

Muito dessa evolução se deveu ao intenso trabalho de defesa de interesses da indústria, que a entidade segue executando com persistência até hoje. A Fiep mantém contato permanente com diferentes esferas do poder público, apresentando as demandas do setor em busca de um melhor ambiente para investimentos produtivos e a consequente geração de empregos e renda.

Mais do que isso, junto com as outras instituições que compõem o Sistema Fiep – Sesi, Senai e IEL – oferece soluções para ampliar a competitividade das indústrias e abrir novas possibilidades de negócios. Tudo isso faz com que, depois de 75 anos, a Fiep seja reconhecida como a principal entidade empresarial do Paraná e uma referência para outras Federações de Indústrias do Brasil.

Comemoração
Para celebrar os 75 anos da Fiep, acontece nesta quinta-feira (15), no Campus da Indústria, em Curitiba, uma solenidade que vai reunir industriais, lideranças do setor e autoridades. O evento será marcado por homenagens a empresários, empresas e profissionais que, por sua atuação, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da indústria paranaense. Os homenageados foram indicados por sindicatos filiados à Fiep e pela direção da entidade.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Medalha do Mérito Industrial
Indústria Grupo Nicosa Ponta Grossa | Campos Gerais
Indústria Patoeste Eletro Instaladora Ltda. | Região Sudoeste
Industrial Devanir Martins da Costa | Região Norte
Industrial Edson José de Vasconcelos | Região Oeste
Industrial Ilvo Griz | Região Noroeste
Industrial Jeremias Silva Júnior | Região Noroeste

Título de Benemérito da Indústria
Industrial Eucario Valdemar Hörlle | Curitiba e RMC
Industrial Paulo Walmor Kümmel | Região Norte

Láurea Honra ao Mérito
Marlos Melek – Juiz Federal do Trabalho

Troféu Pinheiro de Ouro
Indústria Klabin
Indústria Volvo

INVESTIMENTOS PELA COMPETITIVIDADE
Para ampliar sua capacidade de prestar serviços que criem um setor industrial cada vez mais competitivo, o Sistema Fiep também entrega, no mesmo dia, suas novas instalações no Campus da Indústria. Para o edifício, que tem área total de 26,6 mil metros quadrados, serão transferidos os laboratórios do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica.

Atuando desde 2013 e contando com equipamentos de última geração, o ISI desenvolve projetos de pesquisa aplicada, sempre em parceria com indústrias, em áreas como nanotecnologia, corrosão, baterias, sensores e revestimentos industriais, entre outras. Deles resultam tecnologias ou produtos inovadores que potencializam os resultados das empresas.

Além do ISI, o novo edifício, que conta com 31 salas de aula e laboratórios escolares, vai abrigar a unidade do Colégio Sesi Internacional que já funciona no Campus da Indústria, ofertando ensino bilíngue. No espaço, também serão ofertados cursos das Faculdades da Indústria.

Modernização em favor da indústria

  • R$ 217,1 milhões
    É o montante investido pelo Sistema Fiep, desde 2012, para ampliar sua estrutura de apoio à indústria no Paraná
  • 26 projetos
    Foram beneficiados, incluindo Institutos Senai de Inovação e Tecnologia, centros de formação profissional e unidades móveis

*Atualização: Por questões de agenda, a inauguração do novo edifício do Campus da Indústria foi adiada. Em breve será definida uma nova data para o evento.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR