Projeto cria peças de design a partir de resíduos da construção civil

O Projeto Obra & Arte, do Instituto A. Yoshii, propõe que os colaboradores transformem lixo em objetos de decoração

De um resíduo de obra da construção civil para uma peça de design. Este é o projeto Obra & Arte, desenvolvido pelo Instituto A. Yoshii em parceria com o coletivo ÔDA. “O Obra & Arte é voltado para o público interno do grupo, que propõe que os colaboradores olhem para o resíduo da construção civil e enxerguem no mesmo um potencial de ressignificação”, conta Larissa Squizzato de Campos, supervisora no Instituto A. Yoshii.

O projeto surgiu a partir de uma consultoria prestada pelo Sistema Fiep, através do Sesi no Paraná, no Instituto. “O Instituto A. Yoshii, após 12 anos de atuação sob o direcionamento do casal Atsushi e Kimiko Yoshii, elegeu uma nova diretoria em 2018. Neste momento, sentimos a necessidade de conhecer mais a fundo o papel do Instituto e traçar as estratégias para continuidade do legado deixado pelo casal fundador. Por isso, buscamos a consultoria do Sesi”, explica Larissa.

O Sesi no Paraná forneceu uma consultoria envolvendo as atividades de diagnóstico, planejamento estratégico, assessoria à gestão de projetos e a atualização do estatuto da entidade, visando potencializar sua atuação, o monitoramento e o alcance de resultados. A consultora Renata Fagundes Cunha explica a importância da gestão do Investimento Social Privado para fomentar projetos criativos, inovadores, com potencial de multiplicação e que gerem impactos positivos para toda a cadeia envolvida, como é o caso do projeto Obra & Arte: “A educação, arte, cultura e meio ambiente foram áreas reafirmadas como foco de atuação, seguindo a vocação do Instituto, alinhada aos valores do Grupo A. Yoshii”.

Agora, com a conclusão da primeira fase do projeto, o objetivo é organizar uma grande exposição das peças e leilão para que a arrecadação seja revertida na continuidade do Obra & Arte.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR