Indústria Moveleira discute modelos de negócios e inovação

“Na era da transformação digital: os modelos de negócios e a inovação pelo significado na indústria moveleira” pauta a 10ª edição do Congresso Nacional Moveleiro realizado pela Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná de 03 a 05 de setembro, das 9 às 13 horas, no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas/PR. O evento conta com o apoio da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis, CNI – Confederação Nacional das Indústrias, Sesi/Senai e IEL, Expoara, Sebrae/PR e sindicados das indústrias do setor.

No Congresso, empresários da indústria e do varejo, representantes comerciais e profissionais ligados ao setor moveleiro, vão discutir realidades, tendências e desafios para o segmento nas próximas décadas. No período da tarde, das 14 às 20 horas, acontece a segunda edição da MostraMóveis, realizada pelo Expoara. O evento, planejado para impulsionar as vendas de final de ano e Black Friday, terá 65 estandes, sendo 55 de expositores da indústria moveleira e 10 de patrocinadores da cadeia produtiva do setor.

Palestras

A cerimônia de abertura dos eventos está marcada para esta terça-feira (03) às 9h30, no auditório principal do Expoara. Às 10 horas, o apresentador e empresário Carlos Massa Ratinho fala sobre “A trajetória empreendedora e o olhar para os negócios hoje”. Das 11 às 13 horas, acontecem os debates sobre Móveis e Moda: conectando materiais, design e estilo ao mobiliário, com Walter Rodrigues, e Sustentabilidade & Design: eixos norteadores para a Indústria de Móveis, com Fernando Vidal e Rafael Andrade.

Na quarta-feira (04), às 9 horas, Rony Delgado fala sobre a Transformação digital e as estratégias comerciais para o varejo moveleiro. Às 10h45, o tema será Marketing Digital – desafios e oportunidades, com Kika Fazolo, e O que esperar do setor moveleiro para a próxima década, com Carlos Bessa.

Na quinta-feira, (05) às 9 horas, o tema será A inteligência industrial e a digitalização no mercado moveleiro, com Murilo de Oliveira. Às 10h15 Adriana Kalinoski aborda Transformação digital nas pequenas indústrias como um novo contexto de mercado, e Jorge Biff Netto fala sobre Como a transformação digital pode influenciar a criação de uma marca. Às 16h30, encerrando a 10ª edição do Congresso, o jornalista Willian Waack, aborda A competitividade pela inovação dos significados: nossos desafios para os próximos 20 anos.

Rodadas de Negócios

As Rodadas de Negócios acontecerão nos dias 04 e 05, no período das 14 às 18 horas. As nacionais serão realizadas pelo Sebrae/PR com compradores das regiões Sul e Sudeste com direcionamento para empresas que possuem plataformas digitais de E-commerce. As âncoras confirmadas são Casa Tema, Mobly, Madeira Madeira, Sohare, JP Móveis e Eletro, Sonya e Móveis Brasília.

As rodadas internacionais serão organizadas pela Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e Apex Brasil por meio do Projeto Comprador do Programa Brazilian Furniture, com 45 empresas moveleiras e compradores de 20 países – Bolívia, Chile, Colômbia, Curaçao, El Salvador, EUA, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Suriname e Uruguai. Ao longo do ano de 2019, a Abimóvel projeta que as ações realizadas do Projeto Comprador com o mercado externo terão gerado mais de US$ 95 milhões em negócios.

Oficina Entre Pregos e Cavacos

O Expoara também irá sediar a 6ª edição da Oficina de Aprendizagem Moveleira “Entre pregos e cavacos” realizada pelo Colégio Sesi Paraná com a exposição de protótipos referentes aos melhores projetos criados pelos alunos em todo o Estado. O Concurso tem como principais objetivos desenvolver o interesse dos alunos no setor industrial moveleiro, incentivar a produção e execução de projetos e fomentar a criatividade e sua aplicabilidade nos estudos e na indústria. A divulgação dos vencedores acontece na quinta-feira (05), às 16 horas.

2ª edição MostraMóveis

As principais redes varejistas de móveis dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina já confirmaram presença na segunda edição da MostraMóveis que acontece de 03 a 05 de setembro, das 14 às 18 horas. Entre as redes confirmadas, incluindo e-commerces, estão Grupo Casa Verde, Máquina de Vendas, Móveis Brasília, JP Móveis e Eletro, Sonhare, Casa Tema, Mobly, Sonya, Madeira Madeira, J. Mafuz, Mercado Móveis, Mappin Group, entre mais de 30 nomes que abastecem este amplo mercado regional formado pelos três estados alvos do evento.

Para esta edição, os lojistas que realizarem pedidos no evento, vão receber cupons para concorrerem ao sorteio de uma viagem turística nacional com passagem aérea e hospedagem all inclusive com acompanhante. A expectativa é receber mais de 5 mil visitantes nos três dias de evento. No total, 55 indústrias moveleiras terão estandes no evento, além de mais 10 estandes de empresas fornecedores da cadeia do setor.

 

 

About Author