Unidade Dr. Celso Charuri é inaugurada com foco em Indústria 4.0

Nova estrutura do Sistema Fiep, fruto de parceria com o movimento Pró-Vida, fica no bairro São Francisco, na região central de Curitiba

Descerramento da placa que marca a inauguração da nova unidade (Fotos: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep inaugurou oficialmente, na noite desta segunda-feira (9), o Centro de Educação Profissional Dr. Celso Charuri. Localizada no bairro São Francisco, na região central de Curitiba, a estrutura homenageia o fundador da Pró-Vida, movimento responsável pela construção e doação do edifício, onde já estão sendo ofertados cursos voltados principalmente para as áreas de tecnologia, inovação e Indústria 4.0.

Confira mais fotos da inauguração

Para construir e equipar a nova unidade, em um terreno pertencente ao Sistema Fiep na Rua Paula Gomes, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões, provenientes da Central Geral do Dízimo, departamento da Pró-Vida que recebe doações anônimas e financia projetos sociais. No total, são 6,5 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para atender até 1,7 mil alunos por dia. O prédio conta ainda com um Centro Cultural do Sesi, que será aberto à comunidade.

Todos os ambientes da nova estrutura foram desenvolvidos para propiciar a interação vivencial com as principais tendências tecnológicas conectadas às demandas da Indústria 4.0. Os alunos terão contato com tecnologias relacionadas a conceitos como realidade aumentada, internet das coisas, robôs autônomos, segurança digital, integração de sistemas, computação em nuvem, manufatura aditiva e big data. A unidade tem ainda um Espaço Maker, disponível para que alunos e empresas testem suas ideias e realizarem protótipos de seus novos produtos.

O prefeito Rafael Greca discursa durante a solenidade: revitalização do Centro histórico

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que participou da inauguração, classificou a nova unidade como um presente para o município. “Curitiba é uma cidade das ideias, e o seu Sistema S não podia ser diferente. Este local é um presente extraordinário, que vai revitalizar o Centro histórico. Desejamos que aqui a inovação prospere”, declarou.

Já o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou durante a solenidade de inauguração a importância da parceria com a Pró-Vida para viabilizar a unidade Dr. Celso Charuri. “Esta é uma realização de muitas pessoas. São pessoas com um coração imenso, que fazem isso de forma voluntária e doam para a sociedade”, afirmou. Campagnolo também agradeceu ás empresas que doaram equipamentos para a unidade, como a Italservice Automação Industrial Ltda., subsidiária da Pneumax Group, que fez a doação de um dispositivo robô para o laboratório de automação industrial e de mecatrônica. E ressaltou, ainda, o papel da prefeitura de Curitiba na viabilização da obra. “O Sistema Fiep é parceiro da prefeitura e do Estado para que a gente possa fazer uma Curitiba e um Paraná melhor”, concluiu.

A solenidade teve também as presenças dos deputados estaduais Subtenente Everton e Elio Rusch. “Um país só se desenvolve se houver sintonia entre o setor público e o privado. E o setor privado tem no Sistema Fiep um grande representante”, afirmou Rusch.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, segura o quadro com a certificação LEED do edifício

Certificação LEED
Outro destaque do novo edifício é que ele recebeu certificação LEED Platinum, concedida a construções sustentáveis pela organização não-governamental norte-americana U.S. Green Building Council. A estrutura possui mecanismos que garantem eficiência energética, geração fotovoltaica, multimedidores para consumo de energia, medição do consumo de água potável de reuso e sistema de climatização VRF, que é vanguarda em climatização no cenário mundial. Os critérios seguidos para obtenção da certificação garantem redução de 49,7% no consumo de energia e de 68% no consumo de água, entre outros benefícios.

Para saber mais sobre a unidade e os cursos ofertados, acesse: sistemafiep.org.br/industria40/drcelsocharuri/.

About Author