Fiep e CNI promovem 3ª Conferência Internacional BAWB BRASIL

Conferência Internacional BAWB acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Curitiba, numa promoção conjunta da Fiep e CNI

Histórias de empresas bem-sucedidas, geradoras de lucro e que promovam o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuam serão mostrados na 3ª Edição da Conferência Internacional BAWB Brasil, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Curitiba, numa promoção conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O conceito original do BAWB, sigla traduzida no Brasil como “Empresas que lucram e beneficiam o mundo”, é o de que as empresas não podem mais pensar apenas no lucro e produtividade. É necessário envolvimento com as questões sociais.

Essa constatação parte do princípio de que todo o desenvolvimento acumulado pela humanidade até hoje nem sempre contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os problemas que atingem a sociedade chegam a todas as classes sociais, inclusive as de maior poder aquisitivo. Por isso, a importância de ações efetivas para evitar conseqüências negativas do crescimento sem equilíbrio.

A edição 2005 do evento enfocará o tema “Empresas que Desenvolvem Regiões, Nações e o Globo”. Durante o encontro serão apresentados exemplos relevantes de práticas de responsabilidade social-empresarial realizadas em diversos estados brasileiros. “Além de serem debatidos na Conferência, estes casos serão disponibilizados na Internet e divulgados em toda a rede BAWB no mundo. O BAWB é uma vitrine de projetos de responsabilidade social que possibilita a replicação dessas iniciativas”, diz a coordenadora temática da 3a Conferência Internacional BAWB Brasil, Ilma Barros.

Para escolher os exemplos que serão apresentados durante a conferência, o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), organizadores do evento, utilizaram a “Metodologia da Investigação Apreciativa”, desenvolvida pelo professor americano de comportamento organizacional David L. Cooperrider. Trata-se de uma abordagem inovadora que se opõe ao modelo tradicional de pesquisa voltado para a resolução dos problemas. O método propõe o gerenciamento de mudanças por meio da busca do que há de melhor em um sistema quando ele está em seu estado mais eficaz e capaz, em termos econômicos, sociais, ecológicos e humanos.

Uma das características da investigação apreciativa é o ciclo de atividades, chamado de ciclo dos 4Ds, composto pela descoberta (discovery), sonho (dream), projeto (design) e destino (destiny).
Graças ao esforço conjunto de empresários, professores e estudiosos, o BAWB está firmando bases sólidas no Brasil. As conferências realizadas pelo movimento estimulam um novo pensamento sobre o setor de negócios e sua influência na melhoria da sociedade.

A conferência será realizada no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba e contará com palestrantes internacionais em sua programação. As inscrições encontram-se abertas pelo site da BAWB: http://www.bawb.org.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR