Institucional > FIEP

Convênios vão aprimorar qualificação profissional

Convênio entre Senai e DRT vai permitir mapear gargalos existentes no Estado para a capacitação e qualificação de trabalhadores

O Sistema Fiep, por meio do Senai-PR, firma nesta quinta-feira (17), durante a Olimpíada do Conhecimento, convênios com diversas instituições públicas com o objetivo de aprimorar a qualificação profissional. Um deles será assinado com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para mapear os gargalos regionais e tecnológicos na formação profissional.

A intenção é saber claramente as regiões do Estado que mais demandam mão-de-obra qualificada e em quais setores industriais. O coordenador geral da Olimpíada do Conhecimento e coordenador de aprendizagem profissional do Senai, Marco Secco, explica que a intenção é saber a real necessidade da indústria para concentrar esforços e lançar mão de ações emergenciais para qualificar mão de obra para atender a esta demanda.

Penas educativas – Outro convênio será assinado entre o Senai e o Ministério Público e objetiva destinar 10% das cerca de 20 mil vagas ofertadas pela instituição nos cursos de aprendizagem industrial a jovens que encontram-se em cumprimento de penas educativas. São jovens que cometeram pequenos delitos e que ao longo do cumprimento da pena estarão aprendendo uma profissão como forma de facilitar sua reinserção na sociedade.

O terceiro convênio será assinado entre o Senai e a Secretaria Municipal de Educação com o propósito de estender o projeto Escola Indústria Itinerante a nove escolas municipais e também disponibilizar a estrutura e o corpo técnico do Senai ao projeto Comunidade Escola. O Escola Indústria Itinerante iniciou como projeto piloto em uma escola da região metropolitana de Curitiba no ano passado pelo Senai. A proposta é levar os adolescentes a se programarem para o futuro profissional, ampliando sua visão do mercado de trabalho e, com isso, evitar a evasão escolar. Já o Comunidade escola é uma iniciativa da prefeitura que estimula o aproveitamento da estrutura das escolas pelos pais de alunos e pela comunidade nos finais de semana. Por meio do convênio, o Senai poderá ofertar cursos dentro do projeto.

A Olimpíada do Conhecimento prossegue até esta sexta-feira (18), quando serão conhecidos e premiados os vencedores, na cerimônia de encerramento, às 10 horas, no Cietep. Os primeiros classificados em cada uma das 25 modalidades estarão classificados para a etapa nacional da olimpíada que acontece em março de 2006, no Recife. Os vencedores da fase nacional representarão o Brasil na competição internacional em 2007 no Japão.

About Author