O vice-presidente da República, José Alencar, faz palestra nesta segunda-feira (05/12), no Cietep, em Curitiba. Convidado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com as demais entidades representativas do setor empresarial paranaense, ele vai falar sobre a governança da política econômica brasileira.
A mudança no sistema de gestão da economia é defendida pelo setor produtivo, que não concorda com a estratégia do governo federal de ancorar o combate às pressões inflacionárias apenas nas taxas de juros. Alencar, um dos maiores industriais do Brasil, já manifestou em diversas oportunidades sua indignação em relação a esta política, que privilegia o setor financeiro em detrimento da produção.
O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, afirma que a atual política econômica brasileira é um verdadeiro programa de desindustrialização. As posições que defende e as propostas de mudanças no rumo da política econômica constam do documento que Rocha Loures entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, na última quarta-feira (30).
Para o dirigente da Federação, há mais de 10 anos o setor público eleva os impostos, que de 22% chegaram aos atuais 38% do PIB, exclusivamente para pagar uma taxa de juros escorchante, definida pelo próprio Estado. Como conseqüência, a dívida pública já saltou de R$ 168 bilhões, em 1995, para quase R$ 1 trilhão este ano. “Nada dessa dívida originária foi aplicada em estradas, saneamento, hidrelétricas, escolas ou hospitais. O endividamento serviu apenas para atender a uma visão obtusa e estritamente monetarista da economia”.
O evento terá a participação do deputado Luiz Carlos Hauly, relator do projeto de lei da micro e pequena empresa na Câmara dos Deputados.
O evento tem apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).