Institucional > FIEP

Criatividade vira produto e gera economia

Conheça alguns dos projetos em exposição no Senai/CIC que estão concorrendo no Concurso Nacional de Criatividade para Docentes

Esta sexta-feira (16) é o último dia para conhecer os produtos inovadores criados por professores do Senai de todo o Brasil, expostos no Senai/Cidade Industrial. A mostra, que estará aberta à visitação até às 12 horas, faz parte do Concurso Nacional de Criatividade para Docentes do Senai – Concrid, com apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).


“Queremos despertar o mercado para a importância da inovação, e ela começa na sala de aula”, explica o gerente de certificação de sistemas e produtos da instituição, Luiz Martins Costa.


Estão expostos 16 projetos, todos com aplicação industrial, criativos e de baixo custo. “Queremos aprender com os projetos que vocês trouxeram”, disse o diretor do Senai PR, Carlos Sérgio Asinelli aos autores, durante a abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (15).


Os professores do Senai PR Marco Siqueira e Selma Granado concorrem com um software que auxilia a seleção de alunos em processos seletivos, reduzindo critérios subjetivos. O sistema está sendo testado paralelamente à seleção de alunos dos cursos de aprendizagem da escola.


“Toda inovação nasce de uma necessidade”, define Antônio Dresch Júnior, professor de mecatrônica industrial no Senai em Joinville. Foi pela necessidade de transportar arquivos para as aulas que ele criou o PC Educar – um microcomputador portátil de baixo custo (o plástico do exterior do aparelho, por exemplo, é substituído por MDF). O objetivo é usar o equipamento na educação e industrializá-lo, visto que o custo de produção cai pela metade.


Professora de alimentos no Senai em São Paulo, Elaine Aparecida Pinto criou uma mistura de farinhas que diminui o custo do pão, usando milho e arroz. “Pesquisamos o sabor e obtivemos uma boa aceitação do público”, diz.


Indignado com o fato de que o retentor (peça usada nos motores que impede a entrada de óleo nos cabeçotes) fosse a única não-reaproveitável, por ser danificada no processo de retirada, Edson Caetano criou o “saca-retentor” – um aparelho simples que permite extraí-lo sem esforço.


Nestes dois dias os professores-criadores apresentarão suas idéias para uma banca avaliadora. Serão selecionados os primeiros e segundos lugares de cada categoria, para revelação durante a segunda semana de março, em Recife, durante a Olimpíada do Conhecimento, competição nacional entre alunos do Senai.


O Concrid busca desenvolver a atitude da criatividade em meio aos instrutores, professores e técnicos das unidades operacionais do Senai, estimulando a criação e execução de projetos inovadores. Para o Senai, é uma oportunidade de acrescentar ao conhecimento e habilidades no campo técnico-científico a criatividade e a inovação, nas áreas de especialidades tecnológicas. Trata-se ainda de reconhecer o potencial criativo e inovador do seu corpo docente, mantendo-o sempre alinhado às necessidades da indústria.



Serviço


Exposição do Concurso Nacional de Criatividade para Docentes do Senai
15 e 16 de dezembro
Das 8h30 às 12h
Endereço – Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1371 – CIC
Telefone – 41 3346 4500

About Author