Institucional > FIEP

Litoral

Valorizar é Preciso! conscientiza moradores e veranistas sobre a importância da separação seletiva do lixo

Fiep promove ação do “Valorizar é Preciso!” em Guaratuba

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove na terça-feira (31), em Guaratuba, mais uma ação do programa “Valorizar é Preciso!”, que tem como objetivo conscientizar a população e os veranistas sobre a importância da separação seletiva do lixo, de forma a facilitar a reciclagem e o uso como matéria-prima para novos produtos industriais. O trabalho é realizado pela Assessoria de Ação Social do Sesi e envolve os coletores (agentes ambientais) dos municípios do litoral do Paraná.

Guaratuba é a segunda cidade a receber o “Valorizar é Preciso!”. A primeira foi Matinhos, onde a equipe do programa esteve na última terça-feira (24) A Associação dos Coletores e Selecionadores dos Resíduos Sólidos de Matinhos (Ancresmat) recebeu sacolas (feitas com garrafas PET usadas) contendo folders, camisetas e cartazes do programa, além de dois carrinhos para transporte do lixo coletado, e amostras de produtos feitos com lixo reciclável. O pessoal do Sesi Verão levou atividades de esporte e lazer para as crianças, filhos dos coletores.

“O resultado foi muito positivo”, avalia a coordenadora do “Valorizar é Preciso!”, Carla Mocelin. “Uma das principais vertentes do programa é valorizar o coletor. Queremos conscientizar o cidadão que, ao entregar o lixo ao coletor, ele estará facilitando a comercialização às indústrias recicladoras e, ao mesmo tempo, contribuindo para gerar renda e mais qualidade de vida a estas famílias”, explica.

Cores padrão – O material foi entregue à coordenadora da Ancresmat, Aglair Fernandes, que o repassará aos 91 associados da entidade. Atualmente, eles coletam cerca de 20 toneladas por mês de papel, plásticos, metais e vidros.

Com o “Valorizar é Preciso!” os coletores de Matinhos receberam cartazes para serem afixados nas residências e condomínios, com orientação aos moradores sobre como separar o lixo utilizando sacolas coloridas, nas cores padrão internacional da reciclagem: azul (para descartar papel), a verde (para vidro), a marrom (orgânicos), vermelho (plástico), amarelo (metal) e cinza (para não-recicláveis).

O cartaz contém espaço para o nome do agente ambiental que atenderá ao condomínio e o dia da semana em que a coleta será feita.
Grandes supermercados do litoral aderiram ao “Valorizar é Preciso!”, e passaram a distribuir aos clientes as versões de sacolas coloridas. Já são parceiros do programa o Super Rede (com unidades em Matinhos, Praia de Leste e Ipanema), o Maresia (Matinhos), e o Máster Silva (na praia Costa Azul).

Para participar, o cidadão deve, ao fazer compras nos supermercados, pedir as sacolas coloridas para fazer a seleção do seu lixo e depois entrega-lo ao coletor. Toda embalagem deve estar limpa, sem resíduos do produto consumido.



About Author