Institucional > FIEP

Apoio tecnológico

Rede de Tecnologia envia terminais de atendimento a 47 sindicatos e todas as unidades do Sistema

Sindicatos e unidades do Sistema receberão apoio tecnológico



A Rede de Tecnologia do Paraná – Retec, operada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná através do Senai, iniciou um processo de expansão que deve dobrar o volume de atendimento ao empresariado. Nos próximos dois meses, a rede irá instalar terminais em 47 sindicatos filiados à Fiep e em todas as unidades do Sistema.

“No ano passado, a Retec atendeu 1.700 demandas. A expectativa, com a expansão, é superar 3 mil em 2006”, explica o coordenador da Rede Tecnológica, Reinaldo Victor Tockus. Cada computador instalado terá acesso à internet de banda larga e será operado por um estagiário treinado para atender os empresários, buscar demandas e estimular o uso da rede.

Coordenada pelo Senai e contando com parcerias de entidades e instituições de ensino e pesquisa, a Retec é um sistema de informações e soluções que tem o objetivo de apoiar micro e pequenas empresas de todos os segmentos econômicos. Através dos canais de atendimento, o empresário pode fazer perguntas de nível técnico ou de gestão.

O acesso mais usado é o portal (www.pr.retec.org.br), seguido do atendimento telefônico (41) 3350-7164 e do e-mail retec@pr.senai.br. As questões geralmente tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.

Personalização – A cada demanda recebida, a Retec busca o especialista mais indicado para fazer o atendimento, que é personalizado e trata diretamente do problema apresentado pelo empresário. A rede tem à disposição grande número de especialistas, tanto do quadro do Sistema Fiep como das instituições parceiras.

As respostas chegam ao empresário em até cinco dias úteis e são disponibilizadas somente a quem fez a demanda, garantindo a confidencialidade das informações.

Além da prestação de serviços tecnológicos via internet e telefone, a Rede de Tecnologia do Paraná também realiza, com apoio do Sistema Fiep, Clínicas Tecnológicas. Eventos de consultoria direta, as Clínicas podem ser solicitadas por Sindicatos e Arranjos Produtivos Locais (APLs) – aglomerações de empresas do mesmo segmento – de todo o Paraná. O serviço tem auxiliado industriais de diversos ramos. Em 2005, foram realizadas nove clínicas. Este ano, a meta é promover entre 16 a 20 desses eventos.

About Author