Institucional > FIEP

Festival de Teatro

Sistema Fiep lança neste sábado
o programa Sesi Cultural

Sistema Fiep lança neste sábado o programa Sesi Cultural

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lança neste sábado (25), às 19 horas, no Cietep, o Programa Sesi Cultural, com o qual o Sesi Paraná retoma sua presença no setor de cultura paranaense. Para marcar o lançamento, o Sesi Paraná traz a peça Gota D?Água, de Paulo Pontes e Chico Buarque, considerado um clássico do teatro brasileiro. A peça estréia dia 25 e permanece no Cietep até o dia 28, com apresentações às 20 horas. Os dois primeiros espetáculos integram a mostra do Festival de Teatro de Curitiba.

O Programa Sesi Cultural terá projetos e ações voltados para as indústrias, para os trabalhadores e para a comunidade em geral. Uma destas ações será a assessoria que o Sesi Paraná prestará para as indústrias que queiram desenvolver projetos na área cultural, com informações e orientações, inclusive, sobre uso de leis de incentivo à cultura.

Outro projeto é o “Prata do Sesi”, que irá identificar e apoiar talentos das indústrias, em todos os segmentos da arte. O Sesi abrirá espaços para o trabalhador mostrar o seu trabalho. O projeto será implantado, em fase piloto, nas unidades do Sesi Portão, em Curitiba, e na de Pato Branco (Sudoeste do Paraná).

O “Empreendedorismo Cultural” é outro projeto. São oficinas para ensino e desenvolvimento de talentos em música, teatro, artes plásticas, literatura e outros segmentos. As oficinas serão ministradas por profissionais destes segmentos artísticos e voltadas, preferencialmente, ao público de trabalhadores das indústrias.

Será desenvolvido também o “Quinta do Sesi”. Toda semana, sempre às quintas-feiras, as unidades de cine-teatro do Sesi abrirão suas portas para espetáculos de música, teatro, literatura, dança. Para isso, as salas de cine-teatro serão ativadas, gradativamente. A idéia é consolidar estes espaços no circuito cultural, com programação de qualidade, para os industriários e a comunidade em geral.

Outra ação do Sesi Cultural é a de promover peças teatrais e espetáculos em geral para as unidades do Sesi do interior do Paraná. O programa vai se estender para todo o interior, a começar por Toledo, Pato Branco, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

About Author