Institucional > FIEP

Investimento estrangeiro

Agência do Banco Mundial apresenta seguro contra riscos

Agência do Banco Mundial apresenta seguro contra riscos

Os principais benefícios do seguro contra riscos não comerciais para companhias brasileiras interessadas em investir em mercados emergentes foram discutidos por empresários paranaenses e diretores da Agência Multilateral de Investimentos (Miga), ligada ao Banco Mundial, nesta quinta-feira (23), em Curitiba. “É um seguro destinado a proteger os investimentos contra riscos políticos potenciais e proporcionar confiança aos investidores”, disse o especialista em mercado da agência, Keith Martin.

Além de garantir a cobertura de investimentos em países em desenvolvimento, a Miga segura investimentos vinculados à expansão, modernização ou reestruturação financeira de projetos existentes. “Em conformidade com o objetivo de promover o crescimento e o desenvolvimento econômicos, os projetos de investimento devem ser financeira e economicamente viáveis, ambientalmente saudáveis e coerentes com os padrões de trabalho e outros objetivos de desenvolvimento do país anfitrião”, explicou Martin. Nos últimos cinco anos, cerca de 100 projetos foram implementados no mundo com a cobertura da agência.

O chefe do setor de Agronegócios, Manufatura e Serviços da institutição, Nabil Fawaz, destacou que o seguro cobre riscos como a quebra de contrato, guerra e distúrbios civis, inconversibilidade da moeda e restrição à transferência, e desapropriação. “O envolvimento da Miga num projeto oferece o conforto aos investidores, protegendo investimentos contra ações governamentais prejudiciais, mediando disputas ao primeiro sinal de problemas para manter os investimentos em curso e garantindo o pagamento da reivindicação”, acrescentou, afirmando que os negócios cobertos pela agência têm melhor acesso para financiamento de projeto, redução de custos e prazo mais dilatado para quitação de empréstimos.

O encontro foi promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), como forma de difundir informações voltadas ao interesse dos paranaenses. Os diretores da Miga permanecem em Curitiba até sexta-feira (24) e, neste período, visitarão algumas empresas que já investem no mercado internacional e se reunirão individualmente com os empresários interessados. “Vamos auxiliar os empresários a identificar possibilidades de investimentos e como o Paraná poderá atrair investimentos”, concluiu Martin.

A agência – A Miga foi criada em 1988 como um membro do Grupo Banco Mundial para promover investimento direto estrangeiro em economias emergentes para sustentar o crescimento econômico, reduzir a pobreza e melhorar a vida das populações. Além de fornecer auxílio técnico às agências de promoção de investimento, a Miga oferece seguro contra riscos políticos (garantias) aos investidores e fornecedores de empréstimos (cobrindo quebra de contrato, guerra e distúrbios civis, inconversibilidade da moeda e restrição à transferência, e desapropriação), e pela mediação de disputas de investimentos.

Desde sua formação, a Miga firmou cerca de 800 contratos de garantia para projetos em 91 países em desenvolvimento, totalizando mais de U$15 bilhões em cobertura.

About Author