Institucional > FIEP

Campos Gerais

Indústrias têm até amanhã para aderir ao projeto de usina de compostagem

Indústrias têm até amanhã para aderir ao projeto de usina de compostagem


Coordenadoria Regional da Fiep é responsável pelo projeto e o Senai fará os estudos técnicos


Termina amanhã (15) o prazo para que as indústrias de Ponta Grossa e região assinem o termo de adesão ao projeto de implantação da usina de compostagem nos Campos Gerais, que irá transformar os passivos ambientais emitidos em adubos e fertilizantes para utilização na agricultura. O projeto é dirigido pela Coordenadoria Regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

De acordo com o coordenador regional da Fiep, Jarbas Goes, o passo seguinte será a realização dos estudos técnicos, a cargo do Senai, que permitirão analisar o aproveitamento dos resíduos das empresas e identificar a melhor solução. O levantamento irá registrar o volume de resíduos produzido, estratégias de recolhimento do material e distribuição dos produtos finais. Depois de pronto, o projeto será encaminhado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para aprovação.
 “As conversas com as indústrias da região vêm acontecendo há bastante tempo e já temos algumas adesões formais. Esperamos mais até amanhã”, explica o coordenador regional da Fiep, Jarbas Goes.

Os custos para a elaboração e implementação do projeto serão rateados entre as empresas participantes. “O interessante seria a adesão maciça das empresas da região, o que demonstraria a preocupação de todos com o meio ambiente e a força de união dos industriais, buscando soluções coletivas”, acrescenta o gerente regional do Senai Ponta Grossa, José Fernando Alamino.

About Author