Institucional > FIEP

Francisco Beltrão

Retec promove Clínica Tecnológica no Sudoeste

Retec promove Clínica Tecnológica no Sudoeste

Serão oferecidas consultorias gratuitas nas áreas de Moulage e Lavanderia Industrial a empresas do APL de Confecção
 
A Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), vinculada ao Senai, promove nos dias 20 e 21 de julho uma Clínica Tecnológica dirigida a empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção da região Sudoeste. Durante dois dias, especialistas em Moulage (modelagem feita diretamente no manequim) e Lavanderia Industrial irão oferecer consultoria técnica e tecnológica gratuita a empresas do setor.
A Clínica, oferecida em parceria com Sebrae e Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), será realizada no Centro de Treinamento e desenvolvimento (CTD) do Senai Francisco Beltrão.

As vagas são limitadas. Para a área de Moulage estão sendo ofertadas 20 vagas. Para Lavanderia Industrial, são 18 vagas para consultoria em grupo e 9 horários para atendimentos individuais. Cada lavanderia inscrita poderá indicar dois representantes para participar.

A consultoria sobre a técnica Moulage será realizada por Silmar Alves, professor de modelagem e moulage do curso técnico de Estilismo em Confecção Industrial do Senai/Cietep, em Curitiba.

Na área de Lavanderia Industrial, o especialista será o instrutor da Escola Senai Francisco Matarazzo, de São Paulo, Nelson Nunes Pedersoli, com experiência em tinturaria, acabamentos, colorimetria no ramo têxtil, minimização de custos de produtos químicos auxiliares e corantes, economia de água nos tingimentos, qualidade e lubrificação de linhas de costura, gestão da qualidade e produtividade.

Além da Clínica Tecnológica, os empresários poderão participar também do Laboratório de Criatividade, ministrado pela coordenadora do Programa Inova Senai Paraná, Sônia Regina Hierro Parolin.

APL – O parque industrial do APL Confecção Moda Sudoeste é composto por 415 empresas, que geram aproximadamente 5,5 mil empregos diretos e 2,5 mil nas demais atividades do arranjo (lavanderias industriais; distribuidores de tecidos e acessórios; representantes de máquinas e equipamentos industriais; prestadores de serviços em bordado industrial, serigrafia e modelagem; empresas de comunicação e marketing; empresas transportadoras; estilistas; entre outros).

O sistema produtivo da indústria de confecção deste APL está presente em 28 municípios do Sudoeste, com destaque para Ampére, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Santo Antônio do Sudoeste e Pato Branco.
A produção do APL Confecção Moda Sudoeste, que atende tanto o mercado nacional quanto o internacional, está estimada em 16 milhões de peças por ano, com predominância para moda masculina (calças, camisas, paletós), jeans e moda feminina.

CTD – A Clínica Tecnológica será promovida no recém inaugurado Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Vestuário do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão. Com previsão para atender 300 pessoas por dia, o espaço, de 600 metros quadrados, foi viabilizado a partir de uma parceria entre o Senai e o Sinvespar.

No Centro são oferecidos os cursos de Aprendizagem em Confecção, Técnico em Confecção, Operador de Máquina de Costura Industrial, Mecânico de Máquina de Costura Industrial, Estilista, Modelagem e Planejamento de Encaixe com Risco e Corte.

Serviço

Clínicas Tecnológicas para o APL Confecção Moda Sudoeste
Dias 20 e 21 de julho
Senai – Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Vestuário do Sudoeste
Inscrições no Sinvespar – Rua Goiás, 333. Telefone: (46) 3524-5087

About Author