Institucional > FIEP

Iniciativa

Fiep e setor madeireiro estruturam APL no Sudoeste

Fiep e setor madeireiro estruturam APL no Sudoeste

Região conta com 273 indústrias. Estrutura do Arranjo Produtivo Local deverá ficar pronta em 30 dias


Representantes do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e industriais do setor madeireiro e moveleiro do Sudoeste estão trabalhando para criar um Arranjo Produtivo Local (APL) na região. O objetivo é fortalecer as 273 indústrias do setor instaladas em Francisco Beltrão, Ampére, Pato Branco e Marmeleiro, melhorando a qualidade dos produtos, aprimorando a gestão e abrindo novos mercados.

A estrutura do APL deverá ficar pronta em 30 dias. Após sua formalização, os empresários planejam promover, através do Sistema Fiep, uma Clínica Tecnológica em Francisco Beltrão.

O trabalho de estruturação do APL está sendo desenvolvido pelo Sistema Fiep por meio do Senai e conta também com apoio do IEL, Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e Sindicato das Indústrias da Madeira de Móveis do Sudoeste do Paraná (Sindimadmov). Também vão compor o APL, o Sebrae Paraná e a Unioeste, que será responsável por realizar um diagnóstico do setor na região.

A idéia da criação de um arranjo voltado para o setor madeireiro e moveleiro do Sudoeste partiu do empresário Edgar Behne, que participou do 1.º Encontro APLs do Paraná, em julho, em Curitiba, organizado pelo Sistema Fiep e Governo do Estado.

Para o empresário, o arranjo oportuniza vantagens como o acesso às linhas de financiamento do governo federal (BNDES e BRDE), com taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado financeiro. Além disso, argumenta, os arranjos criam vínculos de articulação, interação, cooperação e de aprendizagem mútua entre as empresas, além de disponibilizarem projetos de apoio, de melhoria gerencial e de desenvolvimento de produtos.

Com a criação do APL, o setor moveleiro do Sudoeste deverá ganhar competitividade, atraindo novas tecnologias para a busca de novos mercados no Brasil e no exterior.

About Author