Institucional > FIEP

Sesi Cultural

Orquestra de cordas marca chegada do Sesi Cultural à Ponta Grossa

Orquestra de cordas marca chegada do Sesi Cultural à Ponta Grossa 

Mais de 700 pessoas aplaudiram a Orquestra Jovem Sesiminas, que se apresentou logo após a solenidade de lançamento, no município, do programa do Sesi Paraná.


Empresários, trabalhadores, dirigentes de sindicatos patronais, estudantes e professores e a comunidade de Ponta Grossa participaram na noite de quarta-feira (9) do lançamento, no município, do programa Sesi Cultural. O público lotou o Teatro do Colégio Marista Pio XII e aplaudiu de pé a Orquestra Jovem Sesiminas, cuja apresentação marcou o lançamento do programa no município. 

Sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, a orquestra de violino, violoncelo e contrabaixo executou canções folclóricas brasileiras, da obra de Ernst Mahle, passando por Astor Piazzolla, Pixinguinha e Chico Buarque. “O espetáculo abre em grande estilo as ações do Sesi Cultural na região de Ponta Grossa”, disse o coordenador do programa, Roberto Costacurta, do Sesi Paraná. 


Ele lembrou que o programa, iniciado em março, em Curitiba, já está sendo desenvolvido, também, em Toledo, Cascavel, Pato Branco e Londrina. “Investir em cultura é a forma mais eficiente de investir em cidadania”, afirmou o gerente regional do Sesi Paraná na região dos Campos Gerais, Ademir Vicente da Silva. “O programa cultural, com ações voltadas às indústrias, aos trabalhadores e à comunidade, é mais uma colaboração do Sesi para que a indústria possa cumprir seu papel social de crescer e fazer crescer”, afirmou ele.


Música e literatura – Um dos projetos do Sesi Cultural é o “Quinta do Sesi”, que já está sendo desenvolvido em Curitiba. Toda semana, sempre às quintas-feiras, no cine-teatro da unidade do Sesi do Portão abre suas portas para atrações musicais. 


Outra ação é a assessoria prestada às indústrias que queiram desenvolver projetos na área cultural, com informações e orientações, inclusive, sobre uso de leis de incentivo à cultura.  Já O “Prata do Sesi” identifica e apóia talentos das indústrias, em todos os segmentos da arte. A primeira ação deste projeto foi em Pato Branco, onde trabalhadores das indústrias da região puderam mostrar o talento musical, num evento realizado em julho, com a presença de empresários, trabalhadores e público em geral.


O “Empreendedorismo Cultural” oferece oficinas para ensino e desenvolvimento de talentos em música, teatro, artes plásticas, literatura e outros segmentos. Através do programa cultural, o Sesi Paraná participa também do projeto Paiol Literário, iniciado em junho e que traz a Curitiba, todo mês, um grande escritor brasileiro. Ainda na área de literatura, o Sesi Paraná está presente no projeto “Expedições pelo Mundo da Cultura”, pelo qual são promovidos encontros quinzenais em torno de grandes obras, com leitura orientada e interpretação.

About Author