Institucional > FIEP

Fórum da Liberdade

Encontro reunirá personalidades empresariais, economistas e analistas políticos

Encontro reunirá personalidades empresariais, economistas e analistas políticos


O Fórum, que acontece pela primeira vez no Paraná, tem como tema “Brasil: como posso fazer a diferença?” A previsão é reunir 2 mil pessoas no Cietep, em Curitiba 


Já está tudo pronto para o I Fórum da Liberdade do Paraná, que acontece nesta segunda e terça-feira (14 e 15), no pavilhão Horácio Coimbra, no Cietep, em Curitiba. O evento reunirá cerca de 2 mil participantes, entre eles jovens empresários e formadores de opinião, para discutir questões de relevância nos cenários político, econômico e sócio-ambiental do Brasil.  O encontro tem como tema “Brasil: como posso fazer a diferença?”.

O Fórum é promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através da Universidade da Indústria (Unindus), numa co-realização com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do Rio Grande do Sul, em parceria com o Grupo Gerdau e Conselho de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Paraná.


O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, abre o encontro às 19 horas de segunda-feira. Em seguida, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, diretor presidente do Grupo Gerdau, fará palestra sobre o tema do Fórum.


No segundo dia, haverá quatro painéis distintos, conduzidos por expoentes do setor público e privado e de diferentes vertentes de pensamentos. Estarão participando  o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco; o economista paranaense José Luis Oreiro; o diretor-presidente da Suzano Holding S/A, David Feffer, que é também presidente do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose S/A.


Também conduzirão os debates o ecologista Francisco Milanez; o presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso; o analista político e professor Augusto de Franco; o consultor de análise política Denis Rosenfield, e o escritor Eduardo Bueno.


Virão personalidades internacionais, como o venezuelano Fernando Sánchez Arias, consultor e especialista em competitividade e liderança; e a chilena Rosanna Costa, economista que atuou no governo do Chile em 2003, quando ajudou a formatar a Ley de Presupuesto.


Dinâmico e participativo – O Fórum da Liberdade acontece há 19 anos no Rio Grande do Sul. Já consolidado entre os cidadãos gaúchos, vem agora pela primeira vez ao Paraná, com a proposta de evento dinâmico e participativo. De acordo com Wagner Lenhart, presidente do Fórum da Liberdade no Rio Grande do Sul, o encontro será uma oportunidade do IEE ampliar o impacto do evento e das idéias nele expostas. “Trata-se de um primeiro passo no sentido de estender as atividades e os efeitos do Fórum para os demais Estados brasileiros”, afirma.


O Fórum se propõe a tirar resultados efetivos dos debates. No quarto e último painel, os participantes terão oportunidade de agregar opiniões levantadas durante todo o evento em uma Agenda Estratégica para o Brasil. Esta agenda já vem sendo formatada pelo programa de Ação Política Empresarial, por meio da Rede de Participação Política do Empresariado, do Sistema Fiep.


O documento final será entregue aos candidatos a cargos eletivos e conterá propostas claras e viáveis sobre as reformas política, fiscal e administrativa; segurança jurídica e pública; infra-estrutura e educação. O objetivo é nortear administradores públicos e sociedade para que se mobilizem rumo ao desenvolvimento sustentável do país.


Outro destaque do Fórum paranaense será o lançamento do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) no Estado. O instituto quer formar no Paraná uma associação de empresários com vistas à formação de lideranças comprometidas com um modelo de organização social e político baseado no ideal democrático de liberdades individuais e respeito ao Estado de Direito.

About Author