Institucional > FIEP

Arapongas

Sistema Fiep e SIMA inauguram Centro de Referência em saúde do trabalhador

Sistema Fiep e SIMA inauguram Centro de Referência em saúde do trabalhador


Parceria do Sesi Paraná e o Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas, a estrutura é a primeira do gênero do Estado e concentra serviços de saúde ocupacional, atendimento clínico e odontológico.


O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sindicato das Indústrias Moveleiras de Arapongas (SIMA) inauguraram quinta-feira (21) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, de Arapongas. Parceria entre o Sesi Paraná e o SIMA, o Centro é o primeiro do gênero no Estado e oferta uma série de serviços para trabalhadores das indústrias de móveis e também de outros setores.


“Esta estrutura de serviços é uma conquista para Arapongas, pois permite que as indústrias da região ofereçam aos seus trabalhadores um atendimento diferenciado na área da saúde. Isso se reflete no desempenho das empresas”, afirmou o coordenador da Fiep em Arapongas, Francisco Marcos Pennacchi. A solenidade de inauguração, que teve a presença do prefeito Beto Pugliese, de empresários, dirigentes de Sindicatos Empresariais, dirigentes e gerentes do Sesi Paraná.


O presidente do Sima, Valdeci Tudino, enfatizou a parceria com o Sesi e explicou que o setor comemora a implantação da estrutura. “Para termos um parque industrial sadio é preciso cuidar da saúde do trabalhador”, disse ele. “Assim, este Centro resultará em benefício direto para a indústria, pois o bom atendimento aos colaboradores resulta em menos falta e mais motivação para o trabalho”, afirmou ele.


Segundo o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares, a instalação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atendeu pedido das indústrias de Arapongas. “Não há nada parecido com essa estrutura de serviços que acaba de ser implantada em Arapongas, nem no departamento nacional do Sesi”, informou Fares.


Com 300 metros quadrados, localizado em área contígua a da unidade do Sesi de Arapongas, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem capacidade para 1.900 atendimentos, em média, por mês. No local serão ofertados todos os serviços de saúde ocupacional exigidos por lei, incluindo exames de auxílio diagnóstico (como toxicologia, espirometria e audiometria). Também será realizada avaliação osteomuscular (que permite detectar distúrbios provocados por esforços repetitivos).


Além disso, o industriário e seus familiares terão atendimento clínico em medicina geral e em diversas especialidades, como otorrino e oftalmologia, ortopedia, fisioterapia e fonoaudiologia.


O centro abriga também um consultório odontológico para atender os industriários e seus familiares, através do Cartão Sesi. A parceria entre o Sistema Fiep e o Sima, para implantação do cartão junto às indústrias moveleiras, foi assinada no mesmo ato de inauguração da estrutura. Formado por 145 empresas, responsáveis por 64% do PIB municipal, o setor moveleiro de Arapongas emprega mais de 8.700 pessoas.


Para o empresário Donizete Monegatto, diretor da D?Monegatto Indústria de Móveis, os serviços ofertados no Centro de Referência em Saúde serão muito bem recebidos pelos trabalhadores. “Eles não terão mais de enfrentar filas para atendimento à saúde”, disse.

About Author