Institucional > FIEP

Saúde e Segurança no Trabalho

Mais três Sindicatos empresariais firmam parceria para o Cartão Sesi

Saúde e Segurança no Trabalho

Mais três Sindicatos Empresariais
firmam parceria para o Cartão Sesi

Mais três sindicatos empresariais assinam protocolo de intenção com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para implantar o Cartão Sesi junto às indústrias de suas respectivas bases: o Sinduscon Oeste, o Sindicato das Indústrias da Madeira e Móvel do Oeste e Sinditêxtil do Paraná. O protocolo será assinado nos próximos dias e, com isso, chegará a 46 o número de entidades que já formalizaram parcerias para levar o serviço às indústrias.

Com o Cartão Sesi, as indústrias podem oferecer aos colaboradores e seus familiares o serviço odontológico, item considerado fundamental em programas voltados à qualidade de vida dos trabalhadores. O atendimento é feito em consultórios odontológicos fixos e móveis do Sesi Paraná. Hoje estão em funcionamento dois consultórios em Maringá e dois em Curitiba, em Arapongas, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, São José dos Pinhais e Campo Largo.

Estão sendo preparados os de Apucarana, Toledo, Umuarama, Pato Branco, Guarapuava, Irati e Rio Negro. O Sesi Paraná adquiriu mais três unidades móveis, elevando para oito o número de veículos equipados para prestar atendimento aos trabalhadores diretamente nas indústrias. Além disso, já estão credenciadas em todo o Estado 28 clínicas de odontologia, que prestam atendimento especializado aos trabalhadores e seus dependentes.

Legislação – Além do Cartão Sesi, outros serviços relacionados à saúde do trabalhador estão sendo levados às indústrias pelos Sindicatos Empresariais, através do Sesi Paraná. Um exemplo são as palestras sobre legislação, especialmente normas regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho.

Ministradas por especialistas do Sesi Paraná, as palestras acontecem nas sedes dos sindicatos, para profissionais de indústrias de suas bases. Até agora, 15 sindicatos já promoveram o evento ? o mais recente foi dia 19 de junho, no Sindirepa de Curitiba. O Sinduscon Paraná já agendou encontros para julho (sobre a NR-10) e agosto (sobre responsabilidade civil criminal).

Outra iniciativa é a palestra de esclarecimentos sobre as novidades introduzidas pelo Decreto número 6.042, em vigor desde fevereiro e que estabelece o Nexo Técnico Epidemiológico (ou relação existente entre o acidente ou doença do trabalhador com o processo produtivo). Será dia 12 de julho, no Cietep, com transmissão via videoconferência para 15 unidades do Sesi, de todas as regiões do Estado.

São os sindicatos empresariais que divulgam e convidam as indústrias para participar do evento, que é realizado em parceria pelo Sesi e o INSS. A palestra será ministrada pelo especialista do INSS, Simplício Carlos Barboza, chefe do Serviço de Gerenciamento de benefício por Incapacidade (SGBenin).

About Author