Institucional > FIEP

EXPOCER

Exposição mostra novas tecnologias e produtos para a indústria cerâmica

Exposição mostra novas tecnologias e produtos para a indústria cerâmica


Evento prossegue até este domingo (29) com exposição de produtos e palestras técnicas


O presidente do Sindicato das Indústrias de Olarias e Cerâmicas para Construção do Paraná (Sindicer), Daniel Wosniak, e o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures abriram nesta sexta-feira (27) a 1ª Expocer – Exposição de Máquinas, Implementos, Insumos e Tecnologias da Indústria Cerâmica (Expocer), que prossegue até domingo (29) no Parque de Exposições São Pedro, no Umbará, em Curitiba. O evento traz exposição de produtos, máquinas e equipamentos e novas tecnologias voltadas à indústria cerâmica. “A intenção é oferecer novas opções de tecnologia para tornar as indústrias cerâmicas mais competitivas”, disse na abertura Daniel Wosniak. O Sindicer é o promotor do evento que tem apoio do Sistema Fiep e Sebrae-PR. O prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Costa, e o diretor regional do Senai Paraná, Carlos Sérgio Asinelli, também participaram da abertura. O presidente da Curitiba S/A, Juraci Barbosa Sobrinho, representou o prefeito de Curitiba, Beto Richa, no evento.

“O Paraná já teve mais de mil indústrias cerâmicas e hoje tem cerca de 600. Agora, com a iniciativa do Sindicer em promover eventos como este e buscar a melhoria do setor, esta indústria deve se consolidar e se fortalecer no Estado”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Ele abriu o evento enaltecendo a necessidade de união dos empresários do ramo. “É importante que as empresas se unam em torno de seu sindicato para crescerem juntas e se tornarem competitivas. Tudo é mais produtivo quando é feito em conjunto”, declarou.

O presidente do Sindicer disse que a Expocer é o primeiro passo para fortalecer o setor e toda a cadeia produtiva da indústria cerâmica e da construção civil. Segundo Wosniak, o setor vive um bom momento por conta do aquecimento do mercado da construção civil nos últimos meses. “A indústria cerâmica é a que mais acompanha o crescimento da construção civil”, disse Wosniak.


Palestras técnicas – A indústria cerâmica do Paraná é representada por 613 empresas, das quais 300 estão na região metropolitana de Curitiba. São pequenas empresas que empregam, em média, oito pessoas. O Paraná é o terceiro maior produtor de cerâmica para construção civil no Brasil. Os principais produtos são tijolos e telhas.
Além de exposição de produtos e novas tecnologias, a Expocer tem uma programação de palestras técnicas no sábado e domingo. No sábado, das 14 às 18 horas, estão programadas palestras sobre padronização de produtos cerâmicos, oportunidades de negócios para os ceramistas no mercado de carbono. No domingo, os temas programados são de melhoria da cerâmica vermelha, educação ambiental e controle de qualidade da produção.

Mais informação sobre o evento e as palestras no site www.montebelloeventos.com.br.

About Author