Mensagem do Diretor Regional em homenagem ao dia dos Professores.

Mensagem do Diretor Regional do Senai PR , Sr João Barreto Lopes , aos professores do Senai em homenagem ao seu dia , comemorado em 15/10.

Mensagem do Diretor Regional do Senai PR , Sr João Barreto Lopes , aos professores do Senai em homenagem ao seu dia , comemorado em 15/10.

 

 

A ação prioritária da nossa Instituição é promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais.

 

Tenho observado ao longo dos anos o esforço de cada um em deixar registrado, não apenas em certificados e diplomas concedidos a nossos alunos, mas também em suas mentes e corações a relação mutuamente fecundante entre o pensar e o agir. Isso é a materialização da educação profissional.

 

A evolução do conhecimento, os avanços da ciência e da tecnologia e o desenvolvimento mundial, nos enchem de esperança, e acabam por confirmar que a realidade vista só é concebida pelas mãos daqueles que hoje constroem, juntamente com nossos alunos, o conhecimento através de uma ação dialética.

 

Assim, concebe-se que a educação, no sentido estrito, é uma prática social que tem o objetivo de contribuir, direta e intencionalmente, no processo de construção histórica das pessoas. Nós somos profissionais desta prática. O centro, a razão de ser e o sentido desta educação, como prática social, é a aprendizagem. E neste momento temos a prova viva desta concepção. Estamos em plena fase estadual de nossa Olimpíada do Conhecimento, e sem sombra de dúvida, vocês são os principais co-responsáveis pelo espetáculo que vivenciamos: o desempenho de nossos alunos na demonstração de competências e habilidades, conquistadas através de seu trabalho como docente.

 

            Para enfatizar minha fala citarei um trecho da obra do professor Geronimo de Macedo Molli:

 

            “O navegador é o fazedor de rotas. O que atravessa as águas. O aventureiro que faz o rastro, abre o caminho mas não fixa. Chega e vai.

            Mas há um navegador mais amado por Deus. Um navegador diferente que abre o caminho e o torna caminho para os outros.

            O professor é o navegador que navega  as mentes e os corações .

            Navegará homens e meninos o professor do SENAI, aquele que está na sala , na oficina, no escritório, na cantina, na empresa, nos páteos.

            Será ele o navegador deste mar imenso e desconhecido.”

 

 

Um forte abraço a todos e um bom dia de trabalho.

 

João Barreto Lopes

Diretor Regional do Senai do Pr

About Author