Meio Ambiente

Prazo para inscrição em mestrado internacional termina sexta

Prazo para inscrição em mestrado internacional termina sexta

Uma parceria entre Senai PR, UFPR e Universidade de Stuttgart, o mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial permite dupla titulação, no Brasil e na Alemanha. As aulas começarão em março de 2008

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para inscrição no mestrado profissional internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial do Senai Paraná. Para a primeira turma o curso disponibilizará 35 vagas. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de Stuttgart, da Alemanha, o mestrado oferece a possibilidade de dupla titulação (no Brasil e na Alemanha).

O início das aulas – que serão ministradas nas sextas-feiras (das 19 horas às 22h40) e sábados (das 8 horas às 17h10) – está previsto para março de 2008. As inscrições podem ser efetuadas na unidade Senai CIC/Cetsam.

O mestrado traz uma nova proposta de formação técnica e científica de profissionais com foco no setor industrial paranaense. “Essa parceria com a Universidade de Stuttgart e UFPR consolidará o Paraná como um dos principais centros de referência do Brasil na área ambiental”, destacou o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, ressaltando a atuação da unidade Senai CIC/Cetsam (Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente), que desde 1982 atende as indústrias nas questões ambientais. O curso será realizado nas modernas instalações e laboratórios do Senai CIC/Cetsam.

Com duração de quatro semestres (mestrado brasileiro) a seis semestres (dupla titulação), o curso contará com 24 professores doutores, mestres e especialistas, que orientarão os alunos em 35 disciplinas na área de meio ambiente e em suas teses de mestrado. Para o reconhecimento na Alemanha o aluno deverá ser aprovado em exame de proficiência do idioma alemão.

O programa conta com seis linhas de pesquisa nas áreas de meio ambiente: gestão de resíduos sólidos e da atmosfera, tratamento de efluentes, prevenção da poluição, hidroquímica, hidrobiologia e técnicas de abastecimento de água. O mestrado é certificado pela UFPR e reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação) e Universidade de Stuttgart.

O projeto é fomentado pelo Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg e subsidiado financeiramente pelo Deutscher Akademischer Austausschdienst (DAAD), que é a instituição alemã responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos. O projeto de cooperação internacional também conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, através da Agência Brasileira de Cooperação.

Serviço
Mestrado profissional internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial do Senai Paraná
Data: Inscrições até 11 de janeiro
Local: Senai CIC/Cetsam
Endereço: Rua Nossa Senhora da Cabeça, 1371 – CIC – Curitiba (PR)
Mais informações: www.pr.senai.br/mestrado
Telefone: (41) 3271-7155 Fax: (41) 3271-7103

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR