Moda e negócios

Show Room de Negócios do Paraná Business Collection movimenta R$ 4,5 milhões

Show Room de Negócios do Paraná Business Collection movimenta R$ 4,5 milhões

Oportunidade para alavancar negócios e mostrar as marcas paranaenses animou empresários do setor do vestuário

Vendas fechadas e prospecção de negócios que somam R$ 4,5 milhões e contato com mais de 600 compradores nacionais e internacionais. Este foi o balanço positivo do Show Room de Negócios da segunda edição do Paraná Business Collection (PBC), evento promovido pela Fiep em parceria com o Sebrae/PR e encerrado nesta quinta-feira (31), em Curitiba, no Cietep. A cifra é quase o dobro do que foi movimentado no ano passado. Na opinião dos empresários paranaenses que expuseram seus produtos, a participação no evento deu oportunidade para apresentar e firmar suas marcas, fechar negócios e estabelecer contatos com diferentes lojistas.

O empresário de Cianorte Wilson Becker considerou excelente a participação no evento. Ele expôs no Show Room a coleção Verão 2009 de sua marca, a Macksonn, que está há 29 anos no mercado e é especializada em esporte fino e social feminino. “Tive visita e manterei contato com compradores internacionais que se interessaram por nossos produtos”, contou Becker, que também é presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte. Esta é a segunda vez que a confecção participa da mostra. “Já percebi diferença na qualidade de compradores desta edição em relação à do ano passado”, comparou. Becker também destacou a importância do Paraná Business Collection de mudar o conceito do Estado de ser apenas fabricante de roupa. “O evento é o caminho para mudar este estereótipo e mostrar que fazemos moda”, disse, afirmando que sentiu essa satisfação na clientela.

Expondo pela primeira vez, a Dijul’ys, confecção de Santo Antônio do Sudoeste, já fechou negócios e aumentou sua lista de contatos com compradores internacionais, da Colômbia e de Portugal. De acordo com o gerente comercial da empresa, Leoni Villalba, a participação foi além do que se esperava. “A expectativa era de que meu produto não chamasse tanta atenção quanto chamou. Percebi que nossa produção veio preencher uma lacuna existente no setor”, contou. A Dijul’ys trabalha com jeans masculino e feminino, malhas e linha social para homens.

No planejamento da empresa, diz Leoni, o ano de 2008 estava reservado para levar os produtos para o mercado curitibano com mais força. “O PBC veio antecipar e melhorar essa oportunidade”, disse, lembrando que a confecção vende para sete estados, com mais força no Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “Se não tivéssemos participado teríamos mais dificuldade para termos a exposição de nossa marca”. A empresa faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecções do Sudoeste, e emprega hoje cerca de 120 funcionários diretos e 40 indiretos. “O APL é fundamental. Se não participássemos não teríamos sido lembrados para a exposição”, afirmou.

Também pela primeira vez participando do Show Room de Negócios, a Traymon Confecções, do Sudoeste do Estado, ressaltou a oportunidade de estabelecer contatos com compradores de diversas partes do País e também da própria região de origem. “Valeu a pena participar. Pudemos apresentar nossa marca e conseguimos contato com 20 lojistas até agora”, informou o representante comercial Gunther Piccinini. A Traymon é responsável por gerar 300 empregos diretos na região e produzir cerca de 35 mil peças por mês. O Sudoeste estava representado por 11 das 36 empresas participantes do Show Room.

O Paraná Business Collection segue até a noite desta sexta-feira (1º), com a apresentação do último desfile do estilista e professor do Senai Paraná Silmar Alves e a entrega do V Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. A mostra acontece no Centro de Convenções Horácio Sabino Coimbra, no Cietep, em Curitiba.

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