Institucional > FIEP

Elaboração de Projetos

Movimento Nós Podemos Paraná promove capacitação no interior

Movimento Nós Podemos Paraná promove capacitação no interior

Até dezembro, serão realizadas 12 oficinas de capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos

O Movimento Nós Podemos Paraná inicia na próxima semana uma série de oficinas de capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos para desenvolvimento dos projetos. Podem participar pessoas que atuam em órgãos públicos e em entidades sem fins lucrativos. Em 2007, foram realizadas 20 oficinas, com a participação de 1.000 pessoas. Para este ano, está prevista a realização de 12 capacitações. A primeira será em Cascavel, na terça e quarta-feira (23 e 24). A agenda completa e outras informações podem ser conferidas no site  www.nospodemosparana.org.br.

Articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Movimento Nós Podemos Paraná tem como objetivo contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Em três anos, o Movimento envolveu mais de 12 mil pessoas, em cerca de 200 cidades do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as micro-regiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável.

Os trabalhos da oficina têm como foco as técnicas de elaboração de projetos, como captar recursos e como identificar fontes de financiamento não reembolsáveis. A capacitação se divide em cinco módulos que serão apresentados em 16 horas de curso, durante dois dias.

O primeiro módulo contextualiza as questões referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dando destaque para os Indicadores de Desenvolvimento da região. O segundo foca as principais premissas que antecedem a elaboração de projetos, motivando os participantes a trabalharem com as ações pró-ativas do planejamento.

Já o terceiro módulo ensina, passo a passo, a elaboração de projetos, destacando os principais itens componentes de um projeto de captação de recursos. No quarto módulo os participantes aprendem a preencher a elaboração de um plano de trabalho, que normalmente é exigido pelas principais fontes de financiamento. O último módulo refere-se à identificação de fontes de financiamento não reembolsáveis. Neste módulo, os participantes trabalham em grupo na elaboração de um pré-projeto.

Os interessados também podem enviar um e-mail para angelo.tadini@sesipr.org.br ou entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7708.

About Author