Esporte e lazer

Sesi-PR promove seminário sobre Lei de Incentivo ao Esporte

Sesi-PR promove seminário sobre Lei de Incentivo ao Esporte

Evento acontece quinta e sexta-feira e reunirá profissionais das empresas, jornalista esportivo, atletas, representantes do poder público e de universidades. O objetivo é estimular a prática de lazer e esporte dentro das empresas

O seminário “Leis de Incentivo ao Esporte”, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná e que acontece nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), traz a Curitiba o diretor do Ministério do Esporte, Alcino Reis Rocha. Às 10h15, logo após a abertura do evento, ele falará sobre a lei federal e a política de financiamento ao esporte no Brasil. Já a lei municipal de incentivo ao esporte será apresentada por Antônio Cândido de Medeiros,da Prefeitura de Curitiba, às 14 horas.

Realizado pelo Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi-PR, o seminário reunirá profissionais das empresas, jornalistas esportivos, atletas, representantes de órgãos governamentais e de universidades, professores e estudantes. O objetivo é discutir a prática esportiva, de lazer e atividade física nas empresas, como ferramentas para elevação da qualidade de vida do trabalhador.

Um destaque é a palestra “VIsão Prática do Uso da Lei”, ministrada por Ana Hoffman, do Sesi do Rio Grande do Sul, às 8h40 de sexta-feira. Também na sexta, a partir das 13h30, haverá uma mesa redonda  sobre “a visão social do marketing do esporte”. Participarão o publicitário e escritor, ex-presidente do Paraná Clube, Ernani Buchmann; o atleta Gustavo Borges; o jornalista esportivo Jasson Goulart; o gerente do Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer do Sesi-PR, Roberto Costacurta, e o diretor da Paraná Esporte, Adriano Rattmann.

Além de palestras e debates, haverá apresentação de cases de empresas que conseguiram recursos por meio da lei de incentivo. Na quinta-feira serão apresentadas as experiências da Amil (14h30) e do Instituto Votorantin (16h45). Na sexta-feira haverá apresentação dos cases da Sicoob (11 horas) e da Volvo do Brasil (17 horas).

Renúncia fiscal –  Elaborada nos moldes da Lei Rouanet, para a cultura, a Lei de Incentivo ao Esporte prevê a renúncia fiscal de parte do imposto de renda devido para que seja usada como investimento em projetos esportivos. Pela lei, pessoas físicas poderão doar ou usar como patrocínio até 6% do imposto devido, e as pessoas jurídicas – empresas, clubes sociais, entidades de classe, entre outros -, até 4%.

“Queremos orientar e conscientizar os profissionais das empresas sobre as possibilidades de uso desta lei para projetos voltados a qualidade de vida dos trabalhadores industriários”, afirma o coordenador do Núcleo de Inovação em Esporte e Lazer, Roberto Costacurta.

Dados do Ministério do Esporte apontam que cerca de 7% das empresas no Brasil declaram seu imposto de renda sobre o lucro real. São empresas, na maioria das vezes, de grande porte, e que têm, capacidade de investir no esporte de forma mais intensa. “A lei beneficia projetos sociais e educacionais, atletas que não têm patrocínio e modalidades esportivas pouco difundidas”, explica Costacurta.

São parceiros na realização do evento a Associação Comercial do Paraná, Universidade Livre do Comércio, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Secretaria de Esporte e Lazer, Paraná Esporte e Sesc.

O seminário acontece das 8h30 às 18 horas, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – na rua XV de Novembro, 2.987. Inscrições e mais informações no site www.acpr.com.br/ULC_inscricao/inscricao.php ou pelo telefone (41) 3320-2990.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR