A Junior Achievement Paraná, organização que atua para despertar o espírito empreendedor dos jovens, pretende beneficiar neste ano 43 mil estudantes de ensino médio e fundamental com programas como combate à evasão escola, introdução ao mundo dos negócios e desenvolvimento de liderança. No ano passado, 33 mil jovens paranaenses foram beneficiados. Desde o seu início, em 2003, os programas da Junior Achievement alcançaram mais de 82 mil estudantes, de todo o Estado.
O planejamento para 2009 e o balanço das ações até agora foram apresentados na Assembléia Anual do Conselho Consultivo da entidade, realizado nesta quinta-feira (26), no Cietep. Participaram o presidente da organização no Paraná, Marino Garofani; o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que preside também o Conselho Consultivo da Junior Achievement, e diretores de empresas mantenedoras, entre elas a Águia Sistemas, ALL, Bematech, Brafer, Cassol, Cesbe, Gerdau, Hübner, Maxiprint, Penacchi, Pesa, Risotolândia, Transportadora Erol, Unifae e Volvo.
Parceiro – Surgida nos Estados Unidos, há 100 anos, a Junior Achievement está presente hoje na maioria dos paises e em todos os Estados brasileiros. É mantida por empresas e entidades civis. No Paraná, atualmente, são 23 empresas mantenedoras. O Sistema Fiep é um dos parceiros, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná.
“Formar cidadãos mais bem preparado é a tarefa da associação”, disse Rocha Loures. “São estas pessoas que vão ditar o futuro da nossa sociedade pelas próximas décadas. Por isso, é justo que sejam preparadas para enfrentar os desafios que ainda virão”, afirmou.
Para Marino Garofani, é importante construir para os jovens uma base sólida e duradoura. “Certamente teremos empreendedores muito melhor preparados ingressando no mercado de trabalho”, disse ele. Garofani lembra que o objetivo da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
A organização oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos.