Editorias Fiep > Esporte, Lazer e Cultura

Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná reúne autores e diretores de teatro

O encontro marca o lançamento do projeto, que é inédito no Estado e tem a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra

Os dramaturgos Marici Salomão, de São Paulo, o jornalista Valmir Santos, os diretores de teatro Chico Pelúcio, de Minas Gerais, e os paranaenses Marcio Abreu e Marco Damaceno participam neste sábado (28), em Curitiba, de uma mesa-redonda sobre a atual situação da dramaturgia no Brasil. O debate, que acontece no Solar do Barão, a partir das 15 horas, marca o lançamento do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, que se destina à descoberta e desenvolvimento de novos autores para teatro.

Concebido e realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, o Núcleo de Dramaturgia tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Áudio Visual e a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra, que cede um de seus espaços, o Teatro José Maria Santos, para as atividades regulares de formação dos novos autores.

O projeto é inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, lançado em 2007. O Conselho Britânico também prestará apoio cultural, trazendo para palestras em Curitiba os dramaturgos ingleses que vierem ao Brasil para participar das atividades do Núcleo de São Paulo.

Workshops e palestra – As atividades de formação dos novos autores começam com o workshop “Introdução à Dramaturgia”, ministrado por Marici Salomão e que acontece de segunda-feira (30 de março) a quarta-feira (1º de abril). No primeiro dia será no auditório da sede do Sistema Fiep (Avenida Cândido de Abreu, 200). Depois no Teatro José Maria Santos.

A principal atividade para a formação de novos autores é Oficina de Dramaturgia, que será ministrada Roberto Alvim e terá início dia 14 de abril. A oficina terá encontros quinzenais, até o mês de dezembro, com aulas sobre técnicas, teoria e atividades práticas de escrita. A inscrição para a oficina pode ser feita no site www.fiepr.org.br/nucleodedramaturgia.

A oficina será um espaço para novos autores, dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos, assim como composição de novas peças de teatro. Haverá três workshops ao longo do ano, com diferentes temas e ministrantes.

Palestras e mesas-redondas complementarão o trabalho de formação dos novos autores, além de serem eventos voltados também ao público em geral. O projeto prevê ainda a publicação no site do Núcleo e a Leitura Dramática dos melhores textos, que serão escolhidos ao final do processo, em dezembro.

About Author