Sesi Paraná inicia formação de novos autores de peças teatrais

Lançado sábado, o Núcleo de Dramaturgia começa com um workshop ministrado por Marici Salomão

clique para ampliar Debate com autores e diretores marcou lançamento do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná (Foto: Rogério Theodorovy)

O Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná inicia nesta segunda-feira (30) suas atividades voltadas à formação de novo autores de peças teatrais. A primeira ação é o workshop com a dramaturga paulista, Marici Salomão, que acontece até quinta-feira (02). Os inscritos e selecionados para o projeto terão toda a parte de introdução ao tema. A formação se dará ao longo do ano, com a Oficina de Dramaturgia, que começa dia 14 de abril e será ministrada pelo diretor e autor Roberto Alvim.

Ouça a reportagem em áudio

Projeto pioneiro no Estado, o Núcleo de Dramaturgia foi lançado oficialmente na tarde de sábado (28), com uma mesa-redonda sobre a atual situação da dramaturgia no Brasil. Cerca de 70 pessoas participaram do debate, que foi aberto pela coordenadora cultural do Sesi-PR, Anna Zetola, e reuniu os dramaturgos Marici Salomão, de São Paulo, o jornalista Valmir Santos, de São Paulo, e o diretor Márcio Abreu, do Paraná. A mediação foi do diretor Marco Damaceno, coordenador de conteúdo do Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná.

Segundo Marici Salomão, a formação ofertada pelo Núcleo de Dramaturgia é muito importante, porque reproduz condições reais que a pessoa precisa para desenvolver seu talento. “O novo autor terá acesso a estudo, pesquisa, criação de texto, orientação individual com profissional da área e leitura dramática”, disse Marici Salomão. “A iniciativa é fundamental para a formação de uma nova safra de autores brasileiros”, afirmou ela.

Projeto pioneiro no Estado, o Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná faz parte das ações da entidade para abrir aos trabalhadores das indústrias e à comunidade em geral o acesso a conhecimento e bens culturais. Desenvolvido pela coordenação de cultura, o Núcleo de Dramaturgia tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Áudio Visual e a parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra, que cede um de seus espaços, o Teatro José Maria Santos, para as atividades regulares de formação dos novos autores.

O projeto do Paraná é inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi British Council, de São Paulo, criado em 2007. O Conselho Britânico presta apoio cultural e trará para palestras em Curitiba os dramaturgos ingleses que vierem ao Brasil para participar das atividades do Núcleo de São Paulo.

Momento rico – O atual momento da dramaturgia brasileira, as diversas vertentes de criação, o acesso a textos e a importância da formação de novos autores foram tratados na mesa-redonda que marcou o lançamento do projeto. “Hoje o Brasil vive um momento muito rico, que é quase um reatamento do que se viveu na década de 1950, marcada pelo surgimento de importantes e profícuos autores”, disse Marici. “Hoje, importantes contribuições vêm sendo dadas por iniciativas voltadas à formação de novos autores”, afirmou Marici.

Para Márcio Abreu, o País vive um momento ímpar de consciência de que a dramaturgia é um campo de pensamento contemporâneo. A dramaturga e os diretores discutiram os processos de criação – a do dramaturgo autoral, que possui uma visão de mundo própria e cria isoladamente; a do autor que participa dos ensaios e complementa sua criação junto com diretores e atores, e o chamado processo colaborativo, em que a obra é coletiva, compartilhada por todos. “Muitos bons resultados vêm sendo alcançados com este processo”, disse Valmir Santos.

O debate tratou também da dificuldade do acesso aos textos, pela escassez de publicação de obras. “Muitas vezes existe mais facilidade para se obter textos de dramaturgos alemães do que de brasileiros”, disse Marco Damaceno. “A internet vem sendo uma ferramenta valiosa para o contato com os autores”, disse ele.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR