Inovação é chave para vencer a crise, afirmam especialistas

Buscar mercados, desenvolver produtos e firmar parcerias são caminhos para o setor reconquistar crescimento, dizem participantes de evento promovido pela Fiep

clique para ampliar Marcelo Villin Prado, do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Foto: Gilson Abreu)

As palestras de abertura do III Seminário Moveleiro Paranaense, promovido nesta terça-feira (07) pelo Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em Curitiba, foram unânimes em apontar a inovação como chave para superar o momento de crise e recolocar o setor na rota do crescimento. “Os principais caminhos para o crescimento são buscar novos mercados regionais, novos canais de distribuição, novos segmentos consumidores e desenvolver novos produtos”, afirmou o consultor Marcelo Villin Prado, sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), responsável pela palestra de abertura do evento, “Tendências do Mercado Moveleiro”.

Assista o vídeo da reportagem
Ouça a reportagem em áudio

“Um novo modelo de crescimento deve ser preparado pelas empresas. O modelo que nos trouxe até aqui não nos levará adiante”, disse. Para o consultor, as características atuais do setor moveleiro do Brasil “não ajudam a inovar, crescer e fugir da armadilha do mercado fragmentado”. Prado apresentou dados que demonstram que, depois de uma pequena expansão do comércio exterior de móveis, o setor experimentou um arrefecimento do mercado interno. “A crise provocará uma desaceleração da expansão do crescimento do setor em todo o mundo. O crescimento das exportações não será mais agressivo”, afirmou.

Para o economista Antoninho Caron, que falou aos participantes do seminário na palestra “Como Superar os Efeitos da Crise”, o caminho da “reinvenção” é o principal desafio do século 21: “A revolução competitiva está começando. Devemos estar abertos a novos mercados, novos produtos e novas regras”. Caron também apontou a inovação como melhor estratégia para as empresas do setor moveleiro enfrentarem os efeitos da crise financeira internacional: “É preciso inovar, reduzir custos, conquistar novos mercados, conquistar novos consumidores de mercados já controlados, buscar apoio de entidade e forjar alianças com outros empresários”, disse.

“A superação da crise passa por duas mudanças de paradigma: fazer poupança, porque o crédito está muito escasso, e melhorar a gestão dos negócios, usando menos recursos para se obter melhores resultados e aumentando os ganhos de produtividade”, afirmou na abertura do evento o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “E inovar em produtos, design e tecnologia é também uma visão estratégica de enfrentamento do atual cenário econômico”, completou.

“A inovação é solução fundamental para sairmos da crise e nos levar à sustentabilidade”, disse o coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep, Constantino Bezeruska. O empresário afirmou que, de acordo com dados da Fiep, em 2008 o setor moveleiro paranaense observou uma diminuição de 13,18% nas vendas industriais. “Sentimos que a maior necessidade é a atualização e o conhecimento das novas tendências do mercado”, completou.

Leia mais:

Design deve interpretar necessidade das pessoas, diz especialista

Produção sustentável é um dos desafios da indústria moveleira

Senai apresenta referências e inspirações para o setor mobiliário

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR