Projetos inovadores com aplicabilidade na indústria. Esta é a tônica dos quatro trabalhos desenvolvidos por universitários de Londrina e região que estão em exposição desde terça-feira (14) na 5ª edição da Feira Eletromecânica e Eletrônica de Londrina. Finalistas do 1º Prêmio Caixa de Projetos Inovadores, os estudantes trazem projetos que aliam economia, preocupação com o meio ambiente, educação e integração social.
Um exemplo é o projeto Tecnologia a Serviço da Ecologia, que consiste no desenvolvimento de uma estação de tratamento e transformação de garrafa Pet em fio e fitas. A ideia é tornar mecânico o processo de corte, agilizando a produção. Um dos idealizadores do projeto, o estudante de engenharia elétrica da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Fernando Gobette, explica que o equipamento facilita o trabalho em ongs que já utilizam a técnica para o reaproveitamento de garrafas, além de poder ser adquirido por empresas que precisam de um sistema de fechamento de caixas com fitas ou de paletização de materiais. “O corte das fitas pode ser ajustado de acordo com a aplicabilidade desejada”, explica o estudante, lembrando que da garrafa Pet podem ser feitas vassouras, suportes para materiais, entre outros produtos.
Para o reaproveitamento de energia em motores a diesel, os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desenvolveram a Unidade Economizadora de Energia. Projetado para a utilização em ônibus com ar condicionado e em caminhões refrigeradores, o dispositivo transforma a energia térmica dos gases do motor em energia rotacional – responsável pelo funcionamento do ar condicionado. Entre os resultados, a economia de 10% em combustível, além de melhoria no rendimento do motor, que tende a perder potência com o uso do ar condicionado.
Estão expostos ainda o projeto dos alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que propõe o desenvolvimento de jogos de computador para a capacitação de funcionários do setor metalmecânico, e o projeto Suporte Isolador Helicoidal, de uma universitária também da UTFPR.
Os projetos, expostos na feira até esta quarta-feira (15), estão sendo julgados durante o evento por uma comissão formada por empresários e docentes. O vencedor será conhecido no dia 22 de maio, na festa em comemoração ao Dia da Indústria, realizada pelo Sindimetal, em Londrina.
SERVIÇO
5.ª Feira Eletromecânica e Eletrônica
Data: de 14 a 17 de abril
Horário: das 17 às 22 horas
Local: Senai Londrina
Endereço: Rua Belém, 844 – Centro – Londrina (PR)
Mais informações: (43) 3294-5100 / londrina@pr.senai.br