Metodologia do Senai formará mais 5 mil jovens paraguaios

Convênio de cooperação técnica entre Brasil e Paraguai será renovado por mais dois anos

clique para ampliar Convênio já formou 10 mil jovens paraguaios (Foto: Gilson Abreu)

Será renovado nesta sexta-feira (24), em Assunção, no Paraguai, o convênio de cooperação técnica dos governos brasileiro e paraguaio que prevê a transferência de conhecimento e infraestrutura técnica, tecnológica e pedagógica do Senai Paraná para a escola do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), em Hernandarias (município paraguaio a 20 quilômetros de Foz do Iguaçu).

A assinatura do acordo que renova a cooperação por mais dois anos acontece às 19h30, na sede do Ministério da Justiça e do Trabalho do Paraguai. O diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes, participará da solenidade.

Até abril de 2011 mais 5 mil jovens paraguaios da região do Alto Paraná, na fronteira com o Brasil, serão preparados para o mercado de trabalho com a metodologia do Senai Paraná.

Iniciado em 2002, o convênio já qualificou mais de 10 mil jovens nas áreas de eletroeletrônica, metalmecânica, construção civil, informática, confecção e mecânica diesel. As atividades para a nova etapa, que se estenderá até 2011, iniciam a partir de maio.

Para o diretor de capacitação do SNPP, Silvano Britez, os resultados do convênio são muito favoráveis. “A transferência tecnológica do Senai foi muito importante para nós. Crescemos como instituição com o aporte técnico recebido”, afirma Britez. “Para nós, é uma satisfação contribuir e apoiar a formação profissional de nossos irmãos paraguaios”, diz o diretor do Senai Paraná.

O projeto é financiado com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e envolve a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, e o Ministério da Justiça e Trabalho do Paraguai.

“A formação profissional é um desafio. Temos um plano para inserir os jovens no mercado de trabalho e isso passa pela formação profissional. Portanto, essa cooperação é muito valiosa do ponto de vista econômico e técnico”, considera Líder Amarilla, representante do Ministério da Justiça e Trabalho do Paraguai.

De acordo com o diretor do Centro de Formação e Capacitação Profissional de Hernandarias, Felipe Santiago Silva, há no Paraguai uma demanda muito grande das empresas por profissionais qualificados. “Isso vale principalmente para alunos egressos do SNPP, desde que instituímos o projeto de cooperação com o Senai. Graças à parceria, estamos inserindo os jovens no mercado de trabalho com ótima preparação”, afirma Santiago. Segundo ele, mais de 80% dos egressos da escola de Hernandárias conquistam uma vaga no mercado de trabalho. “O restante abre seu próprio negócio”, acrescenta.

SERVIÇO
Assinatura convênio de cooperação técnica Brasil e Paraguai
Data: 24 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: sede do Ministério do da Justiça e do Trabalho do Paraguai – Assunção, Paraguai.

 

 

 

About Author