Comunidade define ações para Ponta Grossa

Atenção a pessoas com deficiência é uma das prioridades

 

O núcleo de articulação da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) – em Ponta Grossa se reuniu, nesta segunda-feira (11), para dar encaminhamento às ações a serem realizadas em 2009 na cidade.

A atenção às pessoas com deficiência foi um dos principais pontos tratados no encontro desta segunda, realizado na Coordenadoria Regional da Fiep. O objetivo é conseguir melhorias no transporte. Para isso, o grupo vai levar o assunto a empresas do setor e ao poder público.

Desenvolvimento local – Outro item discutido foram as ações em andamento nas Vilas Santana e Barreto, comunidade que implanta o Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política.

Além das aulas de Taekwondo, oferecidas gratuitamente para mais de 30 crianças da região, os moradores conseguiram montar uma fanfarra no início do ano, através da locação de instrumentos de uma escola de samba de Ponta Grossa e da arrecadação de recursos por meio da realização de churrascos, rifas, festas e, inclusive, com a colaboração da própria comunidade. A fanfarra conta com mais de quarenta alunos e já teve uma participação no desfile das escolas de samba no carnaval deste ano. Agora, o objetivo é colocar o grupo para desfilar na avenida no mês de setembro, ponto onde o núcleo da Rede nos Campos Gerais também poderá ajudar na articulação para conseguir roupas e todos os utensílios necessários para o desfile.

Os participantes também planejaram os próximos passos de uma ação – agendada pela comunidade durante a implantação do projeto – que já está sendo executada na região. Calçadas estão sendo construídas pela prefeitura municipal na avenida principal que liga as Vilas ao bairro Olarias. Após o término das obras, os moradores querem buscar parcerias para a construção de uma ponte, uma placa de boas vindas e tratar da arborização do local.

Além das Vilas Santana e Barreto, outras duas comunidades implantam projetos de desenvolvimento local em Ponta Grossa: Jardim Paraíso e Vila Madureira. Estas localidades buscam sanar suas principais necessidades através da articulação com os demais setores da sociedade. Durante meses os moradores reuniram-se para discutir e planejar um futuro melhor e estão liderando este processo.

Interessados em participar e saber mais sobre os trabalhos que o núcleo pretende realizar neste ano podem entrar em contato com Floriza Schneider Valério, pelo telefone (42) 3219-5014 ou e-mail: floriza.valerio@fiepr.org.br.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR