clique para ampliar No ano passado, Silmar emocionou com desfile inspirado na trajetória de vida de Maria Bueno (Foto: Rogério Theodorovy) |
Com foco na identidade paranaense, o estilista e professor do Senai Silmar Alves vai narrar a lenda da Gruta das Encantadas da Ilha do Mel nas passarelas do 3.º Paraná Business Collection. Permeado pela magia do conto, o desfile vai mesclar a preocupação ecológica com a valorização da cultura indígena. Será no dia 29 de maio, último do evento.
“Através das peças vou mostrar a questão do desmatamento e da valorização da cultura indígena. Agregamos às roupas detalhes feitos à mão e fitas em cortiça, evidenciando o trabalho artesanal indígena”, explicou Silmar. A preocupação ambiental estará traduzida nos 30 looks através de algumas técnicas utilizadas como nos tingimentos de tecidos que, segundo ele, são naturais.
Silmar conta que as bijuterias que completam os looks também tiveram um cuidado especial. Desenvolvidos pela ex-aluna do Senai Maria Carolina Lopes, os adornos foram feitos com penas de galinhas d´angola, perdidas pelas aves no período da troca de penas.
No ano passado, na 2.ª edição do evento, Silmar emocionou a todos quando levou para as passarelas sua coleção inspirada na trajetória de vida de Maria Bueno, jovem assassinada de forma brutal no século 19, a quem a população curitibana hoje atribui milagres.
Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sebrae, o 3.º Paraná Business Collection acontece de 25 a 29 de maio, em Curitiba, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra do Cietep.