Fiep lança Certificado de Origem Digital para maior rapidez nas exportações

Nova modalidade de certificação reduz para cerca de 10 minutos o tempo médio de emissão de documento imprescindível para realizar vendas para o exterior

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), está oferecendo uma nova modalidade de certificação para exportadores paranaenses: o Certificado de Origem Digital, que possibilita a emissão do documento mais rapidamente que os processos regulares.

O Certificado de Origem é um documento oficial que garante que um produto sujeito a exportação é originado de determinado País. É o documento pelo qual o exportador declara que a mercadoria a ser exportada cumpre as exigências estabelecidas pelos acordos de complementação econômica entre os países, assim como as normas de origem para cada acordo em questão. No Paraná, uma das entidades que emite o Certificado de Origem é a Fiep.

A Fiep é a primeira entidade a emitir no Estado o Certificado de Origem Digital, implementado em parceria com a Confederação Nacional da Indútria (CNI). Para o exportador, a principal vantagem da nova modalidade é a agilidade na obtenção do documento. O Certificado de Origem Digital leva um tempo médio de emissão do documento de 10 minutos – no processo regular, a emissão se dava em cerca de dois dias. “A emissão do Certificado de Origem feita pelo CIN sempre foi bastante criteriosa. Agora, com o Ceritificado Digital, toda essa filtragem é automática, aumentando a rapidez de emissão mas garantindo a credibilidade do documento”, afirma a coordenadora do CIN, Janet Pacheco.

Além dos filtros de validação, que extinguem a possibilidade de erro no preenchimento do documento e eventuais atrasos no embarque das mercadorias, o Ceritificado de Origem Digital também traz a vantagem de eliminar a necessidade de se reescrever o documento, utilizando o mesmo cadastro da empresa para cada produto a ser exportado. “O Certificado de Origem Digital é uma inovação oferecida pelo CIN às empresas paranaenses que auxilia o exportador neste momento de crise, diminuindo o tempo de espera e reduzindo custos”, diz Janet.

Para fazer a emissão do Certificado de Origem Digital, o empresário exportador pode clicar aqui ou entrar em contato pelo telefone (41) 3271-9112/9114.

About Author